Lifestyle & Decoração

Conheça 5 cadeiras e poltronas icônicas do design

Capazes de transformar a experiência das pessoas em qualquer ambiente, cadeiras e poltronas levam designers de todo o mundo a pensarem constantemente em novas soluções para proporcionar mais conforto e estilo.

Design, requinte, conforto, inovação. Cadeiras e poltronas são itens fundamentais do mobiliário, que pressupõem a interação direta das pessoas e que se destacam em qualquer ambiente. Por isso, nada mais natural do que serem o foco do trabalho de designers reconhecidos mundo afora. Aqui apresentamos 5 exemplos de cadeiras que viraram ícones do design de móveis.

Cadeira Barcelona

Lançada em 1929, a cadeira Barcelona continua conferindo um ar moderno e sofisticado onde quer que esteja. Ao criar a peça para o pavilhão alemão da Feira Internacional de Barcelona, o arquiteto Mies Van Der Rohe se inspirou em móveis da realeza. Sua estrutura de aço flexível se adapta ao corpo do usuário, o que torna a cadeira muito confortável, além de uma peça clássica. É bastante usada em escritórios ou mesmo em residências de alto padrão.

Eames Lounge Chair

A inspiração do casal norte-americano Charles e Ray Eames para a criação de mais este ícone do design foi nada mais, nada menos do que uma luva de baseball. Confortável e elegante, a poltrona é complementada pelo pufe Ottoman, que serve de apoio para os pés. Desenhada em 1956, a Eames Lounge Chair se tornou uma das principais peças de design do século XX.

Poltrona Egg

O formato da poltrona Egg – que imita uma casca de ovo, como sugere o nome – é capaz de criar uma sensação de privacidade para quem se senta, mesmo em espaços públicos. Essa peça, que se tornou um ícone do design mundial, foi criada dentro de um contexto amplo e integrado, uma vez que o arquiteto dinamarquês Arne Jacobsen a desenhou para fazer parte do lobby do Royal Hotel de Copenhagen, também projetado por ele. Para encontrar o formato de concha perfeito, Jacobsen utilizou argila, trabalhando na garagem de sua própria casa.

Poltrona Mole

Suprassumo do conforto e da brasilidade, a poltrona Mole foi criada pelo designer brasileiro Sergio Rodrigues em 1957. Ela é uma redução do sofá Mole, desenhado por Rodrigues a pedido do amigo e fotógrafo Otto Stupakoff, que queria um sofá para “se esparramar como um sultão”. Com sua estrutura de madeira maciça e estofamento em couro, a Mole se lançou ao mundo ao ganhar o Concurso Internacional do Móvel em Cantu (Itália) em 1961.

Cadeira Wassily

Em 1925, o designer húngaro-americano Marcel Breuer passou a lecionar na famosa escola de arquitetura e design alemã Bauhaus e, no mesmo ano, comprou sua primeira bicicleta. Inspirado no seu novo meio de locomoção, com toda sua leveza e resistência, ele passou a desenvolver móveis de aço tubular. Nascia então a cadeira Wassily, batizada em homenagem ao pintor Wassily Kandinsky, colega de Breuer na Bauhaus.

Conheça os empreendimentos da MPD

Grandes designers e suas peças icônicas são inspiração para a MPD e seus empreendimentos. Para conhecer nossas opções, visite o site.

Posts Relacionados
Análises & TendênciasLifestyle & Decoração

Renda-se ao charme e elegância da decoração industrial

Lifestyle & Decoração

5 dicas para decoração de quarto infantil

Análises & TendênciasLifestyle & Decoração

Decoração afetiva valoriza momentos especiais e imprime personalidade

Análises & TendênciasLifestyle & Decoração

Conforto e modernidade na decoração: aposte em materiais naturais

FIQUE POR DENTRO DAS NOTÍCIAS DA MPD

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *