De olho na MPD

Ladrilho hidráulico: versatilidade para levar vida e cor a qualquer estilo de decoração

Ladrilho Hidráulico

Usado desde o século 18 como piso ou revestimento, o ladrilho hidráulico voltou a decorar lares de todos os tipos, criando ambientes aconchegantes e exclusivos.

Resistentes, versáteis e cheios de charme, os ladrilhos hidráulicos estão hoje entre os queridinhos dos arquitetos quando se fala em pisos e revestimentos. Seu aspecto rústico e as pequenas imperfeições características dos produtos artesanais conferem exclusividade à decoração, e a diversidade de formas, cores e padrões permite sua utilização nos mais variados tipos de ambiente.

História secular e produção artesanal

A origem do ladrilho hidráulico remonta ao século 18, por isso é possível vê-lo ainda bem conservado em casas e edifícios públicos centenários, graças à sua alta resistência ao desgaste. Os ladrilhos são feitos em moldes de ferro ou bronze, com uma mistura de cimento, areia e pó de mármore, além, é claro, dos corantes, que dão cor e vida à decoração. O processo de cura se dá dentro da água, por isso eles levam o nome de ladrilhos hidráulicos.

Onde e como usar ladrilhos hidráulicos

Uma das principais vantagens do ladrilho hidráulico é a sua versatilidade. Eles podem ser encontrados em diversos tamanhos e formatos, sendo os mais comuns os quadrados e hexagonais. A variação de desenhos e cores também é imensa e, por ser feito sob encomenda, é possível ainda criar um padrão personalizado ou mudar as cores de um desenho já existente. Dessa forma, você terá na sua casa um ladrilho realmente exclusivo. Além disso, a própria paginação dos ladrilhos, ou seja, a forma como eles são distribuídos e encaixados, pode dar uma cara completamente diferente à decoração.

Quanto aos locais de aplicação, é só usar a imaginação: os ladrilhos podem ser colocados em áreas internas ou externas, no piso, na parede, na fachada e até nos móveis, como o tampo de uma mesa. Embora seja mais comum sua utilização em banheiros, cozinhas e espaços gourmet, o ladrilho hidráulico pode funcionar muito bem também na sala de estar e até mesmo nos quartos.

A composição ideal para o seu estilo

Com padrões que vão do floral ao geométrico, os ladrilhos hidráulicos podem se encaixar em qualquer estilo de decoração: clássico, moderno, rústico, industrial e até minimalista. Ao planejar onde inserir esse revestimento, é importante lembrar, porém, que por conta de sua aparência artesanal e normalmente colorida, o ladrilho hidráulico tende a chamar bastante atenção e se tornar o ponto focal do ambiente. Por isso é recomendável combiná-lo com outros elementos neutros. Se o piso será todo com o ladrilho, por exemplo, vale investir em paredes lisas. Já se ele ocupará parte importante da parede, uma dica é apostar em marcenaria de tons neutros.

Outra tendência interessante é o uso de ladrilhos hidráulicos combinados com outro tipo de piso, como de madeira, porcelanato ou cimento queimado. Esse recurso pode ser usado para separar ambientes, criando um contraste que dá um ar todo especial à decoração.

Leia mais sobre decoração no blog da MPD

Se você se interessa por decoração, fique de olho no nosso blog, pois sempre trazemos conteúdos novos com dicas, tendências e muito mais. Clique aqui e saiba mais.

Posts Relacionados
De olho na MPD

Novidade da MPD Engenharia, plataforma InBuilt auxilia clientes em fase de mudanças e instalações

De olho na MPD

MPD Engenharia realiza Pet Day no empreendimento Most Moema em São Paulo

De olho na MPD

Conceito inédito de administração de projetos de alto risco na construção civil é tema de livro.

De olho na MPD

Guia completo de cores na decoração

FIQUE POR DENTRO DAS NOTÍCIAS DA MPD

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *