Lifestyle & Decoração

Grandes designers: conheça Charles Eames e suas imponentes criações

Ao lado de sua esposa, Ray Eames, o artista foi um dos responsáveis pela modernidade do mercado de design de interiores.

A arquitetura observada nas peças decorativas dos tempos atuais tem reflexo de muita dedicação, estudo e ousadia de grandes e inspiradores designers que iniciaram suas carreiras anos atrás. Charles Eames é um bom exemplo desse profissional. 

Casado com Ray Bernice Alexandra, a conhecida Ray Eames, cineasta e artista, o especialista norte-americano, nascido em 1907, contribuiu para o avanço e modernidade do design de interiores. Juntos, o casal foi responsável por inúmeros ícones do design do século XX. Os especialistas foram pioneiros na inovação de técnicas, como o uso de fibra de vidro e cadeiras produzidas de resina plástica e em malha de metal. Linhas finas e elegantes, traços sutis, formas funcionais, simplicidade e, claro, inspiração que traduzia a sofisticação foram as principais características do trabalho dos artistas.

Principais obras

Um dos primeiros reconhecimentos de Charles aconteceu na “Organic Design in Home Furnishings”, competição do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, na qual foi premiado por sua inovadora técnica de moldagem em madeira com o projeto La Chaise.

As peças Eames Lounge Chair and Ottoman, conhecidas também por Eames Lounge, são o ponto alto da carreira dos artistas. São poltronas marcadas por suas formas contemporâneas. Graças a características importantes, como extremo conforto, elegância e inovação por ser produzida de madeira compensada e couro macio, o produto ficou conhecido mundialmente. Outros mobiliários também marcaram a carreira de Charles e Ray, como as cadeiras Eames Chaise e Shell Chair, o Sofá Eames, os armários Eames Storage Unit e as mesas Eames Wire Base Elliptical e Wire-Base Table.

E não são apenas móveis que estão na história de Eames. Na década de 30, o artista projetou a Igreja de Santa Maria, junto com Robert Walsh. Com tijolos como característica marcante, o local amplo e espaçoso chamava atenção dos fiéis da época.  O Case Study House 9, também conhecido como o Entenza House, foi outro projeto arquitetônico de Emes. Feita para exposições de arquitetura, a obra é modular na construção, cuja estrutura foi feita de aço plano. Seu design demonstra claramente o conceito de fusão dos ambientes internos e externos graças às extensões de vidro.

Entre as obras do casal Eames também estão esculturas, como a Ray Eames Sculpture One, feita de madeira compensada. Outra invenção do artista foi a máquina do-Nothing Solar, inovador à época por ser um dos primeiros objetos com utilização de energia solar. 

A Eames House Bird é outra peça decorativa de grande sucesso, mas que não foi projetada por Eames. O famoso pequeno pássaro preto fez parte da decoração central da sala de estar do casal, uma lembrança de viagem que tornou-se tendência de decoração até os tempos de hoje! 

Valorização do design de interiores 

Atenta às tendências, a MPD valoriza e utiliza peças assinadas de design em diversos empreendimentos de alto padrão. Saiba mais sobre os projetos da construtora

Posts Relacionados
Análises & TendênciasLifestyle & Decoração

Renda-se ao charme e elegância da decoração industrial

Lifestyle & Decoração

5 dicas para decoração de quarto infantil

Análises & TendênciasLifestyle & Decoração

Decoração afetiva valoriza momentos especiais e imprime personalidade

Análises & TendênciasLifestyle & Decoração

Conforto e modernidade na decoração: aposte em materiais naturais

FIQUE POR DENTRO DAS NOTÍCIAS DA MPD

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *