Dicas da MPD

A elegância e a versatilidade da luminária Arco

Luminária Arco

Criada em 1962 pelos irmãos Achille e Pier Giacomo Castiglioni, a luminária de chão que funciona como um pendente de teto chama a atenção pelo design aparentemente simples e sofisticado.

Tão simples quanto genial, a luminária Arco, criada pelos irmãos Achille e Pier Giacomo Castiglioni, é uma luminária de chão com o mesmo efeito de um pendente de teto e que até hoje tem um ar moderno e atual, apesar de seus quase 60 anos de existência. O design elegante e a facilidade de inseri-la em qualquer ambiente, sem a necessidade de furos ou fiação específica, fizeram da peça um ícone do design mundial.  

E se…

E se fosse possível ter uma luminária de chão que jogasse luz sobre uma mesa sem que as pessoas precisassem andar ao redor dela? Foi com base nessa pergunta que os irmãos Castiglioni criaram, em 1962, a luminária Arco, uma peça que se tornou um clássico, daqueles capazes de trazer requinte para ambientes dos mais diversos estilos, até os dias de hoje. A peça é uma solução elegante e eficiente para um canto de leitura, sala de estar ou mesa de jantar, entre outros.

Com mais de 2 metros de distância da base à lâmpada, a Arco proporciona iluminação direta, com a vantagem de poder ser colocada em qualquer ambiente sem nenhuma instalação elétrica especial ou furos no teto, apenas ligando-a na tomada.

Para suportar o grande arco de aço inoxidável que justifica seu nome, a base é feita de mármore de carrara branco, o que, além de garantir o equilíbrio necessário à luminária, confere um ar de elegância único. A altura da cúpula é ajustável, podendo chegar a 1,85 m.

Outro ponto fundamental da luminária Arco é sua mobilidade, o que não seria possível com uma luminária de teto. O bloco de mármore que forma a base e pesa cerca de 65 kg tem um furo no qual é possível inserir um cabo de vassoura e, assim, transportá-la em duas pessoas.

Os irmãos Castiglioni

Formados em Arquitetura pelo Politécnico de Milão, os irmãos Achille Castiglioni (1918 – 2002) e Pier Giacomo Castiglioni (1913 – 1968) trabalharam juntos de 1945 até o falecimento de Pier Giacomo, quando Achille deu continuidade ao estúdio que os dois mantinham em parceria. Em sua trajetória, a dupla buscou experimentar formas, técnicas e novos materiais, em um processo completo de design. Suas obras estão em museus renomados, como o MoMA de Nova York e o Victoria and Albert Museum, em Londres.

Saiba mais sobre outras criações que se tornaram ícones do design

Assim como a luminária Arco, outras peças se tornaram reconhecidas como ícones do design e seguem atuais, mesmo após décadas de sua criação. Conheça algumas delas no nosso blog

Posts Relacionados
Análises & TendênciasDicas da MPDGuia de Bairros

Itaim Bibi: descubra as vantagens de morar em um dos bairros mais nobres de São Paulo

Dicas da MPD

Saiba como integrar seu espaço gourmet a outros ambientes da casa

Dicas da MPD

5 acessórios que todo enófilo deve ter

Dicas da MPD

Conheça e encante-se com os sabores e aromas dos vinhos chilenos

FIQUE POR DENTRO DAS NOTÍCIAS DA MPD

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *