Dicas da MPD

5 acessórios que todo enófilo deve ter

São muitos os itens capazes de facilitar a vida dos enófilos e melhorar a experiência de degustação de um bom vinho. Confira alguns deles.

Um verdadeiro amante de vinhos não se contenta em saber escolher os melhores rótulos. É preciso ter conhecimento também sobre como armazenar, servir e transportar, entre outros detalhes que fazem parte do mundo dos enófilos. Tudo isso fica mais fácil, é claro, com os utensílios e equipamentos corretos em mãos. Então fique atento a alguns acessórios que não podem faltar na casa de quem não dispensa um bom vinho.

Saca-rolhas

Você não passou horas escolhendo o vinho perfeito para deixar a garrafa fechada, certo? Portanto, não é exagero dizer que o melhor amigo de um verdadeiro enófilo é o saca-rolhas. Existem diversos modelos no mercado, desde os bem simples, em formato de T, até os mais tecnológicos, como os elétricos. O queridinho dos profissionais, no entanto, é o saca-rolhas de dois estágios, também chamado de saca-rolhas de sommelier. O nome assusta um pouco os principiantes, mas é fácil de aprender a manusear, não exige esforço e atende a todos os tamanhos de rolha.

Decanter

Aquela jarra de formas sinuosas e elegantes não serve somente para trazer mais requinte ao momento de beber o vinho. O decanter ajuda a arejar os rótulos mais jovens, abrindo os aromas e sabores para que o vinho seja apreciado. Para os vinhos mais envelhecidos, é um elemento essencial, pois ajuda a separar os sedimentos da bebida.

Taças

Existem diversos modelos de taça, feitos para diferentes tipos de vinho. Como todo bom enófilo quer saborear o melhor de cada rótulo, é importante ter uma variedade suficiente para apreciar os principais tipos da bebida. As taças maiores e mais bojudas costumam ser próprias para os tintos, uma vez que permitem maior contato com o oxigênio, o que tende a liberar os aromas do vinho. Já as menores são mais indicadas para os brancos, que devem ser consumidos a uma temperatura mais baixa, pois elas impedem que a bebida esquente muito rápido.

Adega climatizada

Pode ser difícil encontrar o lugar perfeito para guardar seus vinhos em casa, com as condições certas de temperatura e luz, se você não tiver uma adega climatizada. Os modelos mais compactos comportam oito garrafas, mas é possível encontrar adegas para mais de 20 rótulos. Elas protegem as garrafas da luz solar, de trepidações e mantêm os vinhos na temperatura adequada para que eles não percam suas características originais.

Bolsa de transporte

Você nem sempre vai consumir seus vinhos em casa, então é importante pensar em como transportar suas garrafas quando for levá-las a um jantar na casa de amigos ou para uma viagem, por exemplo. Existem malas e bolsas de transporte especiais para esse fim, que mantêm os rótulos na temperatura ideal e evitam que as garrafas se choquem umas com as outras ou com outros objetos, prevenindo acidentes. É possível encontrar modelos de bolsas para uma só garrafa até malas para mais de uma dezena delas.

Saiba mais sobre o mundo dos vinhos com a MPD

Se você gostou das nossas dicas de acessórios para enófilos, acompanhe nosso blog e confira outros conteúdos sobre o tema

Posts Relacionados
Análises & TendênciasDicas da MPDGuia de Bairros

Itaim Bibi: descubra as vantagens de morar em um dos bairros mais nobres de São Paulo

Dicas da MPD

A elegância e a versatilidade da luminária Arco

Dicas da MPD

Saiba como integrar seu espaço gourmet a outros ambientes da casa

Dicas da MPD

Conheça e encante-se com os sabores e aromas dos vinhos chilenos

FIQUE POR DENTRO DAS NOTÍCIAS DA MPD

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *