Lifestyle & Decoração

Poltrona Mole: conheça o conforto esparramado dessa peça icônica do design

Poltrona mole

Com sua robusta base de madeira e grandes almofadas em couro, a poltrona foi premiada internacionalmente e ficou conhecida no exterior como Sheriff Chair.

Pelo nome ou pelo visual, a Poltrona Mole é um convite a um momento de relaxamento com todo o conforto que se possa imaginar. Suas almofadas em couro, esparramadas por cima da robusta estrutura de madeira, foram a solução do designer Sergio Rodrigues para atender ao pedido de um amigo, que queria que ela fosse assim mesmo: esparramada. O resultado foi um móvel de design único, premiado internacionalmente e conhecido mundo afora como Sheriff Chair.  

Um designer genuinamente brasileiro

Mundialmente conhecido pelos seus móveis de cara e alma brasileira, Rodrigues deixou como marca as formas robustas e descontraídas, além da valorização de elementos nacionais. Madeira maciça, couro e palhinha foram os principais materiais utilizados nas suas criações.

A história da Mole

Certa vez o fotógrafo Otto Stupakoff, amigo de Sergio Rodrigues, pediu a ele um sofá “esparramado” com o objetivo de colocá-lo em seu estúdio, para os momentos de descanso. Comprometido em atender ao desejo, o designer criou o Sofá Mole, primeira versão da que viria a ser a poltrona mais famosa de Rodrigues.

Com design arrojado, moderno e ar despojado, a Poltrona Mole é caracterizada por seus fartos almofadões de couro e sólida estrutura de madeira maciça torneada (originalmente em jacarandá). Suportadas por uma cesta feita com tiras também de couro, as almofadas permitem que o assento se molde ao corpo do usuário, proporcionando o máximo de conforto.

Apesar do visual moderno e de todo o aconchego que a poltrona era capaz de proporcionar, os materiais e a produção artesanal tornaram a Mole muito cara, e ela não teve sucesso comercial na época. Foi em 1961, ao inscrevê-la no Concurso Internacional do Móvel em Cantu (Itália), que Rodrigues teve o merecido reconhecimento pela sua criação, premiada em primeiro lugar.

Com o nome de Sheriff Chair, a Mole começou a ser produzida na Itália e comercializada internacionalmente. Mais tarde, Rodrigues criou uma versão desmontável da poltrona, com o objetivo de facilitar a exportação, e batizou-a de Moleca.

Conheça outras peças icônicas do design

Assim como a Poltrona Mole, outras criações de profissionais brasileiros e de outros países se tornaram ícones do design e resistem ao tempo. Aqui na MPD somos apaixonados por design, por isso nosso blog está cheio de conteúdo sobre o tema. Quer saber mais? Clique aqui e acompanhe. 

Posts Relacionados
Análises & TendênciasLifestyle & Decoração

Renda-se ao charme e elegância da decoração industrial

Lifestyle & Decoração

5 dicas para decoração de quarto infantil

Análises & TendênciasLifestyle & Decoração

Decoração afetiva valoriza momentos especiais e imprime personalidade

Análises & TendênciasLifestyle & Decoração

Conforto e modernidade na decoração: aposte em materiais naturais

FIQUE POR DENTRO DAS NOTÍCIAS DA MPD

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *