Análises & Tendências

Os impostos envolvidos na compra de um imóvel

Existem valores a serem considerados além do preço negociado

Ao realizar a compra de um imóvel é preciso lembrar que, além do preço negociado, uma quantia deverá ser paga para arcar com os custos de impostos, documentos e serviços de cartório. Este valor varia de acordo com a localização (cidade) e do preço do imóvel que pretende adquirir. Em média estes gastos vão de 6% a 8% do valor final.

E quais são esses custos adicionais?

Ao se preparar para a compra é necessário prever no orçamento três despesas. A maior delas costuma ser o ITBI, que é o Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis, que incide sobre o valor do imóvel. Cada cidade possui sua variação que pode ser de 2% a 5%. Para saber a porcentagem exata da sua região, basta acessar o site da prefeitura.

Outra despesa que pode causar certa surpresa é o registro da compra em cartório. Caso esse documento não seja emitido, o imóvel permanecerá em nome do vendedor. Neste caso o valor do registro é cobrado por meio de uma quantia fixa, que varia de acordo com o preço do imóvel e do estado onde está sendo realizada a compra.

Também é necessário prever um orçamento para o pagamento da escritura. Este documento, assim como o registro em cartório, tem o preço definido por uma tabela que varia de estado para estado.

Outro ponto a ser considerado é o laudêmio, como acontece na região de Alphaville e Tamboré, que é o cálculo do valor a ser recolhido para a transferência de titularidade de imóvel da união, que corresponde a 5% do valor atualizado do terreno da União. Ele é calculado de acordo com as normas da SPU (Secretaria do Patrimônio da União).

Algumas despesas menores aparecerão durante o processo de compra, como o serviço de despachantes para a retirada de certidões negativas. Seus custos variam conforme a cidade. A boa notícia é que aqueles que estão comprando seu primeiro imóvel financiados pelo Sistema Financeiro de Habitação, tem direito a 50% no serviço de cartório.

Com todas essas informações em mãos, agora é só escolher um dos empreendimentos da MPD e planejar a sua compra.

Posts Relacionados
Análises & TendênciasLifestyle & Decoração

Renda-se ao charme e elegância da decoração industrial

Análises & TendênciasLifestyle & Decoração

Decoração afetiva valoriza momentos especiais e imprime personalidade

Análises & TendênciasLifestyle & Decoração

Conforto e modernidade na decoração: aposte em materiais naturais

Análises & TendênciasLifestyle & Decoração

Cadeira Wassily: inovação inspirada em uma bicicleta

FIQUE POR DENTRO DAS NOTÍCIAS DA MPD

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *