Análises & TendênciasLifestyle & Decoração

Cadeira Wassily: inovação inspirada em uma bicicleta

Marcel Breuer usou a leveza e a versatilidade dos tubos de aço para criar uma peça icônica, que até hoje tem ares de modernidade.

Em 1925, o designer húngaro-americano Marcel Breuer — ex-aluno e então professor da Bauhaus, renomada escola de arquitetura e design alemã — comprou uma bicicleta. Esse fato não seria de grande valor se não estivéssemos falando do designer que viria a inovar a produção de móveis com o uso de tubos de aço.

Com seu olhar único, Breuer encontrou no guidão do seu novo meio de transporte uma grande inspiração. Afinal, se aqueles tubos podiam ser dobrados para produzir o guidão de uma bicicleta, seria possível transformá-los em qualquer coisa. Assim foi criada a peça mais famosa de Breuer, que se tornou um ícone do design mundial: a cadeira — ou poltrona — Wassily.

Elegância e modernidade

A cadeira Wassily parte da estrutura de uma poltrona tradicional, mantendo, no entanto, somente as linhas principais moldadas com aço tubular. O assento, encosto e braços são feitos com tiras de couro, de forma que o corpo de quem senta na cadeira não encosta na estrutura metálica. 

As formas da cadeira, aliadas à leveza e ao brilho no aço conferem uma composição elegante e um visual moderno mesmo quase um século depois de ter sido criada.

Por que Wassily?

Na época de sua criação, a cadeira foi batizada de Modelo B3. Foi somente mais tarde que ganhou o nome de cadeira Wassily, em homenagem ao pintor russo Wassily Kandinsky, que admirava o design da peça e que havia sido colega de Breuer na Bauhaus. 

Marcel Breuer

Nascido em 1902, Breuer abraçava o objetivo da Bauhaus de conciliar arte e produção industrial. O aço tubular, portanto, caiu como uma luva para suas criações: era leve, forte e podia ser produzido em massa e moldado, permitindo ao designer soltar a imaginação. A técnica utilizada na cadeira Wassily, então, se tornou a assinatura de Breuer quando se fala de mobiliário, sendo aplicada também em diversas outras peças. 

Saiba mais sobre design com a MPD

Arquitetura, decoração e design são verdadeiras paixões aqui na MPD. Por isso estamos sempre falando sobre o assunto no nosso blog. Para ver conteúdos sobre outras peças icônicas ou sobre grandes designers de todo o mundo, clique aqui.

Posts Relacionados
Análises & TendênciasLifestyle & Decoração

Renda-se ao charme e elegância da decoração industrial

Lifestyle & Decoração

5 dicas para decoração de quarto infantil

Análises & TendênciasLifestyle & Decoração

Decoração afetiva valoriza momentos especiais e imprime personalidade

Análises & TendênciasLifestyle & Decoração

Conforto e modernidade na decoração: aposte em materiais naturais

FIQUE POR DENTRO DAS NOTÍCIAS DA MPD

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *