Lifestyle & Decoração

Vai fazer uma varanda gourmet? Confira nossas dicas para planejar seu espaço

Varanda Gourmet

Quando a área gourmet fica na varanda do apartamento é importante tomar alguns cuidados na escolha de móveis, revestimentos e no projeto como um todo.

Quem tem uma varanda no apartamento certamente já pensou em transformá-la em uma varanda gourmet. Mas quais são as especificidades desse espaço, quando ele é aberto, sujeito à ação do sol, da chuva e do vento? Pensando nessas questões, preparamos este artigo, com algumas dicas de cuidados e planejamento desse espaço, para que você possa aproveitá-lo para bons momentos em família e com os amigos.

Primeiro passo: informe-se com o condomínio

Antes de qualquer coisa, é importante ressaltar que a varanda de um apartamento faz parte da fachada do prédio e, por isso, qualquer alteração deve ser aprovada pelo condomínio. Isso inclui pontos como o revestimento das paredes, a instalação de uma cortina de vidro ou mesmo de uma churrasqueira, caso ela não faça parte do projeto original do apartamento, entre outros.

Invista em móveis próprios para ambientes externos

Não é porque você está dentro do seu apartamento que está protegido de chuva, sol e outras adversidades que as condições climáticas podem trazer. A varanda recebe incidência direta da luz solar, além de estar sujeita a molhar em dias chuvosos. Por isso é fundamental pensar nisso na hora de escolher o mobiliário.

Algumas possibilidades são investir em móveis de materiais como fibra sintética, acrílico ou plástico. Peças de madeira ou ferro podem ser utilizadas desde que tenham tratamento próprio para resistir às chuvas. É possível também utilizar estofados nas cadeiras e até poltronas e sofás, mas é importante que os tecidos sejam impermeáveis.

Atenção aos pisos e revestimentos

Na hora de escolher o piso e os revestimentos para a sua varanda gourmet, é importante ter em mente a facilidade de manutenção. Afinal, é um local onde haverá muita manipulação de alimentos e bebidas, o que pode ocasionar manchas em alguns materiais. Além disso, quando se fala de varanda, é fundamental pensar em opções resistentes à ação da água e do sol. Os pisos frios, como o porcelanato, são as opções mais indicadas. Também é recomendado que os revestimentos tenham o mínimo de rejunte possível e não tenham relevo.

Proteja sua varanda

Os móveis e equipamentos da sua varanda gourmet devem estar sempre protegidos da ação direta do sol e da chuva para garantir que permaneçam em seu melhor estado. Uma maneira de fazer isso é por meio de uma cortina de vidro. Essa é uma excelente opção para deixar tudo o que está no ambiente bem protegido inclusive do vento e do frio, permitindo que a varanda seja utilizada em qualquer época do ano.

Já para evitar a incidência direta de luz solar, vale investir em cortinas próprias, como uma persiana rolô em tela solar, que oferecem essa proteção ao mesmo tempo em que permitem o aproveitamento da luz natural.

Mas atenção: antes de fazer essas instalações, como mencionamos acima, é fundamental consultar as normas do condomínio.

Veja outras dicas de decoração no blog da MPD

Gostou das nossas dicas para sua varanda gourmet? Então fique ligado no blog da MPD. A decoração de ambientes é parte fundamental do nosso trabalho e estamos sempre postando novos conteúdos sobre o assunto.

 

Posts Relacionados
Análises & TendênciasLifestyle & Decoração

Renda-se ao charme e elegância da decoração industrial

Lifestyle & Decoração

5 dicas para decoração de quarto infantil

Análises & TendênciasLifestyle & Decoração

Decoração afetiva valoriza momentos especiais e imprime personalidade

Análises & TendênciasLifestyle & Decoração

Conforto e modernidade na decoração: aposte em materiais naturais

FIQUE POR DENTRO DAS NOTÍCIAS DA MPD

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *