De olho na MPD

Concretagem: entenda como é feita essa etapa da obra

Do planejamento à execução da concretagem, é necessário haver muita atenção a detalhes e à segurança dos profissionais, pedestres e veículos do entorno.

A concretagem é a última etapa da construção de elementos estruturais em uma obra. Em resumo, essa fase consiste no lançamento do concreto sobre a estrutura da construção (lajes, vigas e pilares, por exemplo), até sua secagem. Você já imaginou tudo o que está envolvido nesse trabalho? Neste artigo esclarecemos os principais pontos da concretagem. Saiba mais abaixo.

Planejamento e cuidados anteriores

Como em toda etapa de uma obra, é preciso seguir um planejamento rigoroso, para garantir a qualidade do trabalho e a segurança de todos os envolvidos. Na concretagem, esse planejamento inclui a conferência de pontos como armaduras, espaçadores, formas, travamentos e escoramentos, bem como da integridade das tubulações que ligam a bomba ao ponto de concretagem.

A segurança do trabalho é outro ponto que ganha atenção especial na preparação para a concretagem. Nesse quesito, são verificados diversas vezes os itens que compõem a linha de vida, proteções periféricas, proteções de shafts (aberturas na forma da laje), cinto de segurança dos funcionários e sinalizações.

Preparação no dia da concretagem

No dia da concretagem, o primeiro passo é comunicação visual. São colocados cones e placas no entorno, com o objetivo de sinalizar a atividade para pessoas e veículos que trafeguem perto da obra. Em seguida, é possível então posicionar as bombas de concretagem. Elas são colocadas em locais estratégicos para que o seu abastecimento seja o mais rápido possível. “Após a saída da usina, o caminhão betoneira tem o limite de duas horas até o lançamento do concreto. Depois desse período, começa o processo de cura e, se isso ocorrer, o concreto precisa ser descartado”, explica Ricardo Alves D´eu, engenheiro civil da MPD.

Segurança na execução

Durante o processo de concretagem em si, a equipe verifica constantemente a circulação de pedestres e veículos próximos à obra, monitora e mapeia os horários de descarga do concreto, supervisiona o comportamento das formas, travamentos e escoramentos, além de verificar os itens relacionados à segurança do trabalho.

Conheça a MPD

Nas obras da MPD, a concretagem é, assim como outras etapas da construção, realizada com o máximo de cuidado e segurança de todos. Clique aqui e saiba mais sobre a empresa e seus empreendimentos. 

Posts Relacionados
De olho na MPD

Novidade da MPD Engenharia, plataforma InBuilt auxilia clientes em fase de mudanças e instalações

De olho na MPD

MPD Engenharia realiza Pet Day no empreendimento Most Moema em São Paulo

De olho na MPD

Conceito inédito de administração de projetos de alto risco na construção civil é tema de livro.

De olho na MPD

Guia completo de cores na decoração

FIQUE POR DENTRO DAS NOTÍCIAS DA MPD

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *