De olho na MPD

Concretagem: entenda como é feita essa etapa da obra

Do planejamento à execução da concretagem, é necessário haver muita atenção a detalhes e à segurança dos profissionais, pedestres e veículos do entorno.

A concretagem é a última etapa da construção de elementos estruturais em uma obra. Em resumo, essa fase consiste no lançamento do concreto sobre a estrutura da construção (lajes, vigas e pilares, por exemplo), até sua secagem. Você já imaginou tudo o que está envolvido nesse trabalho? Neste artigo esclarecemos os principais pontos da concretagem. Saiba mais abaixo.

Planejamento e cuidados anteriores

Como em toda etapa de uma obra, é preciso seguir um planejamento rigoroso, para garantir a qualidade do trabalho e a segurança de todos os envolvidos. Na concretagem, esse planejamento inclui a conferência de pontos como armaduras, espaçadores, formas, travamentos e escoramentos, bem como da integridade das tubulações que ligam a bomba ao ponto de concretagem.

A segurança do trabalho é outro ponto que ganha atenção especial na preparação para a concretagem. Nesse quesito, são verificados diversas vezes os itens que compõem a linha de vida, proteções periféricas, proteções de shafts (aberturas na forma da laje), cinto de segurança dos funcionários e sinalizações.

Preparação no dia da concretagem

No dia da concretagem, o primeiro passo é comunicação visual. São colocados cones e placas no entorno, com o objetivo de sinalizar a atividade para pessoas e veículos que trafeguem perto da obra. Em seguida, é possível então posicionar as bombas de concretagem. Elas são colocadas em locais estratégicos para que o seu abastecimento seja o mais rápido possível. “Após a saída da usina, o caminhão betoneira tem o limite de duas horas até o lançamento do concreto. Depois desse período, começa o processo de cura e, se isso ocorrer, o concreto precisa ser descartado”, explica Ricardo Alves D´eu, engenheiro civil da MPD.

Segurança na execução

Durante o processo de concretagem em si, a equipe verifica constantemente a circulação de pedestres e veículos próximos à obra, monitora e mapeia os horários de descarga do concreto, supervisiona o comportamento das formas, travamentos e escoramentos, além de verificar os itens relacionados à segurança do trabalho.

Conheça a MPD

Nas obras da MPD, a concretagem é, assim como outras etapas da construção, realizada com o máximo de cuidado e segurança de todos. Clique aqui e saiba mais sobre a empresa e seus empreendimentos. 

Posts Relacionados
De olho na MPD

Soul Itapecuru: modernidade e convivência em um só lugar

De olho na MPD

Lina Bo Bardi: conheça a leveza do design de um dos maiores nomes da arquitetura nacional

De olho na MPD

Ladrilho hidráulico: versatilidade para levar vida e cor a qualquer estilo de decoração

De olho na MPD

Hera Perdizes: um empreendimento à altura de um dos melhores bairros de São Paulo

FIQUE POR DENTRO DAS NOTÍCIAS DA MPD

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *