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Tecnologia traz mais agilidade e sustentabilidade à assinatura de escrituras na MPD

A implantação, em 2019, da assinatura digital de documentos facilitou a rápida adoção para o processo de escrituras, trazendo diversas vantagens para a empresa e seus clientes.

A assinatura da escritura é um dos momentos mais importantes da compra de um imóvel, pois é quando o cliente tem a propriedade transferida para o seu nome e, assim, realmente passa a ser dono daquele bem. Além disso, a escritura torna efetiva a vontade das duas partes em fechar o negócio, por meio do título de registro de imóvel, e formaliza as condições da compra, antes definidas apenas de maneira informal.
Um momento como esse merece ser tratado com atenção especial e, por isso, a MPD o tornou ainda mais fácil, rápido, seguro e sustentável, com o sistema de assinaturas eletrônicas, que trouxe vantagens para a empresa e seus clientes. Entenda como a novidade foi adotada na MPD:

Rapidez na implementação da tecnologia

A realização de atos notariais a distância foi autorizada em 28 de abril de 2020 pela Corregedoria Geral da Justiça e menos de um mês depois (em 26 de maio) a MPD já assinava digitalmente a escritura de uma unidade do empreendimento Present Alphaville.
A rapidez com que a novidade foi implementada se deu graças à adoção do projeto de assinatura eletrônica ainda em outubro de 2019, quando a ferramenta passou a ser utilizada para cessão, renegociação, distratos e conversões de locação em venda, entre outros.
Em dezembro desse mesmo ano, a MPD lançou seu primeiro empreendimento de forma totalmente eletrônica. O residencial escolhido foi o Origem, para o qual não foi assinado nenhum contrato em papel. Em março de 2020, os contratos de todos os empreendimentos da MPD passaram a ser assinados eletronicamente.
Segundo Érika Simões, da área de Gestão de Contratos e Estoque, o trabalho da equipe comercial foi impactado positivamente pela mudança, evitando deslocamentos para a assinatura das escrituras e outros contratos. “Todo o trabalho realizado desde 2019 possibilitou que a área se organizasse em tempo recorde para que todos conseguissem trabalhar home office diante da pandemia, o que antes, na era do papel, seria quase impossível”, ressalta.

O que mudou no processo de assinatura da escritura

O primeiro passo para ter a escritura de um imóvel em mãos é procurar o cartório de notas e reunir os documentos solicitados para que o documento possa ser elaborado. Depois, as duas partes que fazem parte da negociação (comprador e vendedor) precisariam, em um processo tradicional, comparecer ao cartório para ler e assinar a escritura. A partir daí, ainda seria necessário aguardar que o cartório de notas desse entrada no cartório de registro de imóveis
para, em 15 dias, ter o documento registrado e a matrícula do imóvel atualizada.
Com a assinatura digital, não é necessário ir até o cartório para assinar a escritura. Em vez disso, o processo é feito por videoconferência, com leitura da minuta. A reunião virtual é gravada e as partes então assinam a escritura por meio de certificado digital.
Feito isso, o cartório de notas encaminha a gravação da videoconferência e a escritura assinada, também digitalmente, por meio do site registradores.org.br, que envia o documento ao cartório de registro de imóveis. Para finalizar, o translado e a matrícula do imóvel são encaminhados também via mídia digital ou e-mail para as partes envolvidas.

Benefícios para todos

A assinatura digital de documentos oferece diversas vantagens a clientes e empresas. Conheça as principais:

  • Praticidade: o novo procedimento evita o deslocamento até o cartório;
  • Sustentabilidade: não há a necessidade de imprimir documentos, uma vez que todo o
    processo é digital;
  • Organização: o novo sistema também favorece a organização dos documentos, que são
    todos armazenados digitalmente, economizando espaços físicos;
  • Segurança: no caso das escrituras, por exemplo, todo o procedimento é gravado,
    assinado por certificado digital e protegido por criptografia.

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