Sobre a MPD

Teatro Tuca, um dos marcos culturais da cidade

Localizado em Perdizes, espaço faz parte do período da redemocratização brasileira e abriga um significativo acervo cultural

Um local imponente que tem parte importante na história do Brasil. Inaugurado em 1965, o Teatro da Universidade Católica, o TUCA, foi palco de manifestações políticas durante o período da ditadura. À época, o local serviu de interesses educacionais, culturais e sociais, ajudando na redemocratização do País. Grandes espetáculos e artistas passaram pelo TUCA, como Elis Regina, Chico Buarque, Vinícius de Moraes e Caetano Veloso.

Sua história é marcada por incêndios na década de 80, tombamento como patrimônio histórico de São Paulo, reconstrução e restauro. As instalações do teatro impressionam. Na sala principal, há 672 poltronas, telão de 6 metros de altura e 8 de largura, além de iluminação cênica potente e seis camarins. No site do TUCA, é possível fazer um tour virtual para entender a grandiosidade do espaço.

Histórico preservado

A história do TUCA é tão valiosa e rica em detalhes que, em 2005, o local criou o Centro de Documentação e Memória, visando valorizar e preservar o acervo cultural, que inclui centenas de espetáculos grandiosos, a importância política do espaço, registros históricos da imprensa, entre outros marcos importantes. Parte dos projetos estão digitalizados e podem ser conferidos pelo público, mediante agendamento prévio.

Patrimônio histórico

Em 1998, a fachada e a implantação volumétrica foram tombadas pelo Patrimônio Histórico do Estado de São Paulo. O que ajudou o Teatro TUCA a levar esse importante título, sem dúvida, foi a importância e a representatividade do espaço na época da ditadura. A cerimônia oficial aconteceu anos depois do anúncio do tombamento, em 2002.

Restauração

Dois incêndios nos anos de 1980 deixaram grande destruição. Por anos, o espaço funcionou em condições precárias, uma vez que a obra de restauração não havia sido concluída por completo até 2002. O tombamento foi um marco importante e decisivo para a reconstrução do local. Um ano depois, em 2003, o Teatro TUCA foi reinaugurado com sua estrutura completamente revitalizada.

Serviço
Teatro Tuca
Rua Monte Alegre, 1024
CEP: 05014-001 – Perdizes | SP

MPD em Perdizes
Perdizes abriga essa verdadeira joia cultural de São Paulo e, como não poderia ser diferente, também está na lista de empreendimentos da MPD. Saiba mais sobre o futuro lançamento da construtora. 

Posts Relacionados
Sobre a MPD

Conheça os Parques Água Branca e Zilda Natel

Por dentro das nossas obrasSobre a MPD

Concretagem: entenda como é feita essa etapa da obra

Sobre a MPD

MPD recebe Prêmio Master Imobiliário pelo 4º ano consecutivo

Sobre a MPD

MPD aborda inovações durante a pandemia e gestão de contratos na X SeTEC

FIQUE POR DENTRO DAS NOTÍCIAS DA MPD

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *