De olho na MPD

Teatro Tuca, um dos marcos culturais da cidade

Localizado em Perdizes, espaço faz parte do período da redemocratização brasileira e abriga um significativo acervo cultural

Um local imponente que tem parte importante na história do Brasil. Inaugurado em 1965, o Teatro da Universidade Católica, o TUCA, foi palco de manifestações políticas durante o período da ditadura. À época, o local serviu de interesses educacionais, culturais e sociais, ajudando na redemocratização do País. Grandes espetáculos e artistas passaram pelo TUCA, como Elis Regina, Chico Buarque, Vinícius de Moraes e Caetano Veloso.

Sua história é marcada por incêndios na década de 80, tombamento como patrimônio histórico de São Paulo, reconstrução e restauro. As instalações do teatro impressionam. Na sala principal, há 672 poltronas, telão de 6 metros de altura e 8 de largura, além de iluminação cênica potente e seis camarins. No site do TUCA, é possível fazer um tour virtual para entender a grandiosidade do espaço.

Histórico preservado

A história do TUCA é tão valiosa e rica em detalhes que, em 2005, o local criou o Centro de Documentação e Memória, visando valorizar e preservar o acervo cultural, que inclui centenas de espetáculos grandiosos, a importância política do espaço, registros históricos da imprensa, entre outros marcos importantes. Parte dos projetos estão digitalizados e podem ser conferidos pelo público, mediante agendamento prévio.

Patrimônio histórico

Em 1998, a fachada e a implantação volumétrica foram tombadas pelo Patrimônio Histórico do Estado de São Paulo. O que ajudou o Teatro TUCA a levar esse importante título, sem dúvida, foi a importância e a representatividade do espaço na época da ditadura. A cerimônia oficial aconteceu anos depois do anúncio do tombamento, em 2002.

Restauração

Dois incêndios nos anos de 1980 deixaram grande destruição. Por anos, o espaço funcionou em condições precárias, uma vez que a obra de restauração não havia sido concluída por completo até 2002. O tombamento foi um marco importante e decisivo para a reconstrução do local. Um ano depois, em 2003, o Teatro TUCA foi reinaugurado com sua estrutura completamente revitalizada.

Serviço
Teatro Tuca
Rua Monte Alegre, 1024
CEP: 05014-001 – Perdizes | SP

MPD em Perdizes
Perdizes abriga essa verdadeira joia cultural de São Paulo e, como não poderia ser diferente, também está na lista de empreendimentos da MPD. Saiba mais sobre o futuro lançamento da construtora. 

Posts Relacionados
De olho na MPD

Novidade da MPD Engenharia, plataforma InBuilt auxilia clientes em fase de mudanças e instalações

De olho na MPD

MPD Engenharia realiza Pet Day no empreendimento Most Moema em São Paulo

De olho na MPD

Conceito inédito de administração de projetos de alto risco na construção civil é tema de livro.

De olho na MPD

Guia completo de cores na decoração

FIQUE POR DENTRO DAS NOTÍCIAS DA MPD

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *