De olho na MPD

MPD 38 anos: uma história de compromisso e determinação

A companhia fundada em 1982 está hoje nos principais rankings das melhores empresas para trabalhar e entre as 100 maiores construtoras do país.

Fazer mais e voar por conta própria. Foi com esse espírito que Mauro Dottori – fundador e hoje presidente do Conselho MPD – deixou seus estudos na Escola Naval para seguir sua verdadeira vocação. Assim ele trocou Angra dos Reis (RJ) por São Paulo (SP), onde se tornou engenheiro civil pela Escola Politécnica da USP, tendo certo seu desejo de empreender.

Ali nascia a primeira semente daquela que viria a se tornar uma empresa sólida, respeitada no setor e que conta com a confiança dos clientes e o orgulho dos seus colaboradores. Conheça mais sobre essa trajetória.

Primeiros passos

Como bom homem de negócios, começou a fazer seu networking muito cedo e, ainda na faculdade, iniciou um relacionamento próximo com a família Takaoka, uma das responsáveis pela construção de Alphaville. Com o incentivo de Yojiro Takaoka, da então Construtora Albuquerque Takaoka, Mauro começou, em 1980, a construir casas em Aldeia da Serra. Dois anos depois, passou a conduzir obras em Tamboré e, dessa forma, surgiram os primeiros passos do que viria a ser a MPD.

Uma parceria única

Quatro anos depois, Mauro seguia empreendendo, construindo casas na região e, por isso, sentiu a necessidade de ter um auxiliar. Foi assim que ele conheceu Milton Meyer – presidente executivo da empresa. Engenheiro civil pela Faap (Fundação Armando Álvares Penteado), Milton fez pós-graduação na Itália e, ao voltar para o Brasil, buscava se recolocar no mercado de trabalho.

 “Conversei com um primo meu, e ele comentou que um amigo, que velejava com ele em Ubatuba, precisava contratar um engenheiro”, conta. Esse amigo era Mauro. Logo no primeiro contato, a simpatia de um pelo outro foi mútua, e ali foi o início de uma parceria de sucesso. “O Milton apostou no nosso cavalo desde o início e, de meu funcionário, passou a ser meu sócio”, completa Mauro.

Tempos difíceis e novos desafios

Em 1987, apenas um ano após a contratação de Milton, a MPD comprou seu primeiro terreno para incorporação própria. Com esse importante marco, a dupla trabalhou duro para construir o primeiro prédio da empresa. Quando estavam terminando a estrutura, já no início dos anos 1990, veio o Plano Collor, que acabou tirando de ambos o pouco dinheiro que tinham. Mas isso não foi motivo de desânimo para eles. “Nunca desistimos”, lembra Milton.

Nunca mesmo. Apesar dos tempos difíceis no país, surgiu nas mãos da dupla uma oportunidade única: a de fazer a obra do Shopping Tamboré. Desafio que eles abraçaram com todas as forças, assim como todos os que surgiram naquele momento. Na mesma época, a Avenida Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues, hoje uma das principais vias da região, começou a ser aberta para incorporações, e a MPD foi uma das primeiras a investir na empreitada.

“Com todo esse currículo, começamos a abrir dois segmentos na MPD: o de incorporação e o de construção. Eles já existiam, mas começaram a crescer em uma velocidade surpreendente”, conta Mauro.

Comprometimento e respeito às pessoas

Em todas as fases da sua história, a MPD teve como marca a atenção às pessoas que fazem parte da empresa e o respeito ao cliente, desde a qualidade dos empreendimentos entregues até os prazos com os quais se comprometem.

A MPD hoje

Hoje a MPD atua na construção de indústrias, hospitais, universidades, galpões de logística, shopping centers e na incorporação de condomínios residenciais e comerciais, de médio e alto padrão. Conhecida pela qualidade dos empreendimentos e entrega 100% no prazo, a empresa não para de se desenvolver. A companhia investe em desenvolvimento tecnológico e boas práticas construtivas, sempre com senso de responsabilidade social e ambiental.

Já foi reconhecida com diversas premiações, a exemplo do Prêmio Valor Carreira, por duas vezes, como uma das Melhores Empresas na Gestão de Pessoas, e por sete vezes como uma das Melhores Empresas para Você Trabalhar da revista Você S.A, além de ser considerada uma das 100 maiores construtoras do país pelo Ranking ITC.

Para conhecer mais sobre a companhia e seus empreendimentos, acesse o site da MPD.

Posts Relacionados
De olho na MPD

Novidade da MPD Engenharia, plataforma InBuilt auxilia clientes em fase de mudanças e instalações

De olho na MPD

MPD Engenharia realiza Pet Day no empreendimento Most Moema em São Paulo

De olho na MPD

Conceito inédito de administração de projetos de alto risco na construção civil é tema de livro.

De olho na MPD

Guia completo de cores na decoração

FIQUE POR DENTRO DAS NOTÍCIAS DA MPD

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *