Análises & Tendências

Automação residencial: o futuro está aqui

Iluminação, câmeras de segurança, sistema de áudio e vídeo e muito mais. Saiba o que pode ser automatizado na sua casa para trazer mais praticidade e segurança ao seu dia a dia.

Hoje é comum ouvirmos dizer que temos o mundo na palma da mão. Os smartphones, que se tornaram um item de primeira necessidade, são capazes de nos dar a informação que queremos em poucos toques, de nos conectar com as pessoas em segundos e de controlar os mínimos detalhes do que acontece dentro de casa, independentemente de onde estivermos.

É isso mesmo: a automação residencial já nos permite programar, ligar e desligar luzes, som, vídeo, ar-condicionado e muito mais, tudo à distância ou presencialmente, por meio de toques no celular ou comando de voz, do seu próprio celular ou dispositivos específicos, trazendo mais segurança, praticidade e economia. Isso só depende, é claro, de uma boa conexão de internet. 

A automação residencial hoje utiliza cada vez mais o princípio da internet das coisas (IoT, internet of things), promessa antiga do mundo da tecnologia, que já se tornou realidade em muitos lares pelo mundo, democratizando a automação residencial ao permitir o controle de eletrônicos e eletrodomésticos pela internet. Aqui no Brasil ainda não chegamos ao ponto de ter uma geladeira que nos avise quando o iogurte está para vencer, mas, pelo que já é possível atualmente, talvez esse dia não esteja muito longe. Saiba o que a tecnologia pode fazer, hoje, por sua casa ou apartamento.

Segurança

Câmeras de segurança conectadas à internet permitem que você veja os ambientes da sua casa de qualquer lugar do mundo. Com a automação residencial também é possível utilizar fechadura eletrônica ou biometria para abrir as portas e desarmar o alarme. 

Outras facilidades, como acender as luzes e abrir as cortinas antes de chegar em casa, portões controlados pelo celular e sensores que identificam problemas como fumaça e vazamento de gás também podem trazer mais segurança aos moradores.

Praticidade e entretenimento

A automação do sistema de climatização da casa, por exemplo, pode trazer uma boa dose de praticidade, comodidade e economia ao seu dia a dia. Em dias muito quentes, por exemplo, você não precisa chegar em casa para ligar o ar-condicionado e esperar que a temperatura chegue ao ideal. Basta acionar o sistema de climatização quando estiver a caminho e, quando chegar, você encontrará o ambiente do jeito que gostaria. Também é possível configurar o aparelho de ar-condicionado para desligar automaticamente caso o ambiente fique vazio por muito tempo, economizando energia. 

Um sistema de áudio e vídeo centralizado também permite que você controle a TV e música em diferentes ambientes, sem a necessidade de ter diversos aparelhos em todos os locais da casa, uma vez que tudo é controlado pelo smartphone.

Quem mora em casa tem também a opção de automatizar o sistema de irrigação do jardim e a limpeza das piscinas, por exemplo. Nas áreas externas ainda é possível ter cortinas, telas e toldos automatizados. Além de mais conforto e economia de energia, esses itens permitem proteger do sol os móveis que ficam expostos nesses ambientes. 

Iluminação

Esqueceu a luz acesa? Você não precisa esperar o fim do dia para desligar quando chegar em casa. Um simples toque no seu celular resolve isso. Você também pode programar as luzes para acender e apagar em horários fixos ou por meio de sensores, evitando luzes acesas quando há luz natural. O mesmo funciona para persianas, que podem ser programadas para fechar sob a incidência do sol.

Você pode ainda configurar a iluminação com “cenas” pré-definidas, como uma sessão de cinema ou uma conversa com os amigos, e escolher qual você quer usando apenas um toque. Da mesma forma, é possível ter no seu device o modo “dormir”, que desliga todas as luzes e aparelhos da casa.

Procurando um imóvel para automatizar do seu jeito?

A MPD já adota tecnologias de automação na portaria e áreas comuns dos seus empreendimentos, como biometria nos elevadores sociais e previsão de sonorização automatizada em ambientes como salão de festas e academia. A empresa também torna mais fácil o processo para os clientes que querem fazer a instalação de facilidades desse tipo dentro de seu apartamento ou casa, com a previsão para automação das persianas, cortinas e iluminação, além de entregar fechadura biométrica para a porta de entrada social e eletrônica para a de serviço. 

Conheça os empreendimentos da MPD: visite o nosso site.

Posts Relacionados
Análises & TendênciasLifestyle & Decoração

Renda-se ao charme e elegância da decoração industrial

Análises & TendênciasLifestyle & Decoração

Decoração afetiva valoriza momentos especiais e imprime personalidade

Análises & TendênciasLifestyle & Decoração

Conforto e modernidade na decoração: aposte em materiais naturais

Análises & TendênciasLifestyle & Decoração

Cadeira Wassily: inovação inspirada em uma bicicleta

FIQUE POR DENTRO DAS NOTÍCIAS DA MPD

3 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *