Lifestyle & Decoração

Poltrona Bowl: vanguarda e irreverência nesta peça icônica de Lina Bo Bardi

Poltrona

Com assento em forma de concha, a Poltrona Bowl une conforto, interação e modernidade.

Um anel de aço com quatro pés e uma concha de fibra de vidro acolchoada. Tão simples quanto inovadora, a poltrona Bowl, de Lina Bo Bardi, traduz bem a criatividade e o espírito vanguardista da arquiteta e designer ítalo-brasileira, que se tornou célebre pela criação do atual edifício do Masp.

O usuário no centro de tudo

Lina Bo Bardi colocava as pessoas no centro de suas criações, buscando sempre incentivar a interação com a obra. A poltrona Bowl, criada pela designer em 1951, é um exemplo disso. O assento de fibra de vidro em formato de meia esfera, acolchoado e revestido em couro ou tecido, é independente da base, composta por um grande anel de aço e quatro pés, feita de aço carbono.

Dessa forma, o assento pode ser girado e posicionado em diferentes inclinações, proporcionando a interação do usuário, que tem a oportunidade de encontrar o ajuste perfeito para si. Essa versatilidade, somada à simplicidade das formas e ao formato inusitado – inspirado, como o nome sugere, em cumbucas ou tigelas de barro tipicamente brasileiras –, fez com que a Poltrona Bowl chamasse a atenção do mundo do design.

Apesar de seus 70 anos de criação, a poltrona continua conferindo um ar moderno a qualquer ambiente. Em 2013, ela foi reeditada e produzida em tiragem limitada de 500 exemplares, pela empresa italiana Arper.

Lina Bo Bardi e o design de mobiliário

Em 1948, já vivendo no Brasil, Lina Bo Bardi criou, em parceria com o também arquiteto Giancarlo Palanti, o Estúdio de Arte Palma e a Fábrica de Móveis Pau Brasil, com o objetivo de projetar móveis modernos e industriais. Os empreendimentos funcionaram por poucos anos, até o início dos anos 1950. No entanto, o tempo foi suficiente para a criação de peças que trouxeram um ar modernista aos móveis brasileiros, inspirados na cultura nacional, com influência da experiência europeia dos arquitetos.

Saiba mais sobre o mundo do design

A MPD se inspira diariamente em grandes designers e peças icônicas. Acompanhe em nosso blog os conteúdos sobre o tema. Para começar, que tal saber mais sobre a vida e obra de Lina Bo Bardi?

Posts Relacionados
Análises & TendênciasLifestyle & Decoração

Renda-se ao charme e elegância da decoração industrial

Lifestyle & Decoração

5 dicas para decoração de quarto infantil

Análises & TendênciasLifestyle & Decoração

Decoração afetiva valoriza momentos especiais e imprime personalidade

Análises & TendênciasLifestyle & Decoração

Conforto e modernidade na decoração: aposte em materiais naturais

FIQUE POR DENTRO DAS NOTÍCIAS DA MPD

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *