Lifestyle & Decoração

Podcasts: a era do rádio está de volta?

Fáceis de ouvir e com conteúdos sobre os mais diversos assuntos, os podcasts têm feito a cabeça dos internautas. Saiba mais sobre essa forma de se informar, refletir e se divertir.

Dos anos 1930 a 1950, o rádio era o principal veículo de comunicação e entretenimento do Brasil. Foi a época das radionovelas e das transmissões musicais que traziam talentos como Cauby Peixoto, Carmen Miranda e muitos outros. Tanto tempo depois, o Brasil está novamente de ouvidos a postos, sempre atrás de um novo podcast.

Esse tipo de conteúdo, que já vinha ganhando espaço na vida dos internautas, se tornou ainda mais popular durante a quarentena, quando muitas pessoas aproveitaram o tempo dentro de casa para consumir informação e entretenimento.

O que é um podcast?

Assim como um programa de rádio, o podcast é transmitido em áudio e pode trazer notícias, debates, análises ou entretenimento. Os assuntos tratados também são os mais diversos: política, literatura, atualidades, religião, educação, esportes, música etc. A diferença de um podcast para um programa de rádio é que o primeiro pode ser acessado e escutado a qualquer hora, basta que o ouvinte tenha acesso à internet. Ao mesmo tempo, o podcast é mais flexível do que a leitura de um texto ou mesmo do que assistir a um vídeo, pois não requer que a pessoa preste atenção na tela.

Dessa forma, é possível ouvir no ônibus, no carro enquanto está dirigindo, durante o treino na academia, enquanto faz suas tarefas domésticas ou até mesmo antes de dormir. Essa flexibilidade é um grande trunfo dos podcasts, que faz com que eles se tornem cada vez mais populares.

Como ouvir?

Existem algumas formas de ouvir seu podcast preferido. Uma delas é no próprio site da empresa ou canal responsável pela transmissão. Nesse caso, você precisa estar conectado à internet. Outra opção, cada vez mais utilizada, são as plataformas de áudio, como Spotify, Deezer ou SoundCloud. Originalmente criadas para ouvir música, elas disponibilizam cada vez mais podcasts, e nesse caso, dependendo do tipo de conta que você tem na plataforma, é possível fazer o download no celular, computador ou outro dispositivo, para ouvir mesmo quando estiver offline.

Existem, ainda, os chamados agregadores de podcasts, aplicativos mais focados na veiculação desse tipo de conteúdo. Eles costumam ter mecanismos de busca e classificação muito práticos para você encontrar o que procura por temas e descobrir novos podcasts. Alguns exemplos são o Castbox e o Google Podcasts.

Fique ligado para mais dicas

A MPD busca sempre compartilhar dicas de atividades que promovam o bem-estar, sobretudo aquelas que podem ser feitas dentro da sua casa, apartamento ou condomínio. Confira outros conteúdos sobre o tema nosso blog e fique atento para novos conteúdos.

Posts Relacionados
Análises & TendênciasLifestyle & Decoração

Renda-se ao charme e elegância da decoração industrial

Lifestyle & Decoração

5 dicas para decoração de quarto infantil

Análises & TendênciasLifestyle & Decoração

Decoração afetiva valoriza momentos especiais e imprime personalidade

Análises & TendênciasLifestyle & Decoração

Conforto e modernidade na decoração: aposte em materiais naturais

FIQUE POR DENTRO DAS NOTÍCIAS DA MPD

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *