Dicas da MPD

Casa ou apartamento: veja os prós e contras de cada um

Cada tipo de moradia tem suas vantagens e desvantagens. Saiba o que avaliar na hora de decidir entre uma nova casa ou apartamento

A escolha de um novo lugar para morar requer um grande investimento, tanto financeiro quanto de tempo e de esforço. Ir para um novo lar traz mudanças que vão muito além de levar os móveis e outros pertences de um local para o outro, mas também de rotina e de hábitos. São muitos detalhes para analisar e ponderar até tomar uma decisão, desde o tamanho e localização do imóvel até a disposição dos cômodos.

Em todo esse processo, é inevitável que você se depare com a dúvida: casa ou apartamento? Pois essa é uma daquelas perguntas que não têm uma resposta só. O melhor tipo de moradia dependerá de diversos fatores, como o perfil e o momento de vida dos moradores. Por isso, a MPD fez este artigo: para ajudar você nessa decisão tão importante. Confira nossas dicas abaixo.

Privacidade

Quem mora ou já morou em apartamento com certeza já se incomodou com o barulho do vizinho de cima ou ao lado. Pode ser o latido do cachorro, a brincadeira das crianças ou simplesmente alguém andando de salto alto: as atitudes mais simples do dia a dia podem atrapalhar quem está ao lado. Se você faz questão do silêncio ou não abre mão de hábitos mais barulhentos, como deixar a televisão no último volume ou fazer aquela festinha com os amigos no meio da semana, talvez morar em uma casa seja mais indicado para você.

Segurança

Neste quesito, os apartamentos saem ganhando. Portarias com vigilância 24 horas, controle de quem entra e sai do condomínio, câmeras de segurança e o simples fato de normalmente os prédios estarem localizados em áreas mais movimentadas são fatores que tornam mais seguro o dia a dia de quem vive em apartamento. É claro que é possível instalar câmeras, alarme e outros dispositivos de segurança em uma casa. No entanto, será preciso arcar com os custos.

Áreas de lazer

Os condomínios de apartamentos hoje já vêm com área de lazer completa: salão de festas, quadras esportivas, playground, brinquedoteca, piscina, sala fitness e muito mais. Portanto, ao morar em apartamento, você pode usufruir de toda essa estrutura. Por outro lado, há quem não utilize muito os espaços comuns por preferir praticar essas atividades mais reservadamente. Dessa forma, quem mora em casa pode fazer seu espaço dedicado ao lazer do jeito que quiser, investindo no que realmente vai usar.

Manutenção

É verdade que, ao morar em uma casa, você não precisará pagar a taxa mensal de condomínio. No entanto, também não terá com quem dividir as despesas. Em um prédio de apartamentos, os custos de segurança, salários dos funcionários e manutenção predial estão contemplados no condomínio e, quando é necessário fazer alguma reforma que custará um valor extra, o total é rateado entre todos os moradores.

Espaço

Por mais que existam no mercado apartamentos amplos, não há como comparar o espaço que você terá em uma casa. Além disso, em uma casa você tem mais autonomia para ampliar, fazer reformas e deixar seu espaço do jeito que você quer. Em casa também é possível ter uma área externa maior, com um quintal, que pode ser aproveitado principalmente por famílias com filhos e/ou com animais.

Conheça os imóveis da MPD

Procurando um novo lar? A MPD tem imóveis residenciais de todos os estilos. Entre no nosso site e saiba mais.

Posts Relacionados
Análises & TendênciasDicas da MPDGuia de Bairros

Itaim Bibi: descubra as vantagens de morar em um dos bairros mais nobres de São Paulo

Dicas da MPD

A elegância e a versatilidade da luminária Arco

Dicas da MPD

Saiba como integrar seu espaço gourmet a outros ambientes da casa

Dicas da MPD

5 acessórios que todo enófilo deve ter

FIQUE POR DENTRO DAS NOTÍCIAS DA MPD

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *