Lifestyle & Decoração

Sofá Chesterfield: um ícone de design e estilo desde a época vitoriana


https://www.tapecariareal.com.br

Escolhido por Sigmund Freud para atender seus pacientes, essa peça tradicional do design britânico segue crescendo em conforto e versatilidade ao longo do tempo

Com braços em formato arredondado no topo, na mesma altura do encosto, e o inconfundível acabamento em capitonê, os sofás e poltronas Chesterfield são capazes de trazer um ar mais sofisticado a qualquer ambiente. Particularmente popular na Inglaterra da era vitoriana (1837 a 1901), o estilo teve entre seus adeptos mais notáveis ninguém menos do que o pai da Psicanálise, Sigmund Freud, que atendia seus pacientes confortavelmente sentado em uma poltrona Chesterfield.

História ou lenda?

Não há registros oficiais, portanto não se sabe se é história real ou apenas folclore, mas conta-se que o móvel leva esse nome em homenagem ao 4º Conde de Chesterfield, Philip Stanhope, que viveu de 1694 a 1773. O nobre teria encomendado um sofá em que um cavalheiro não tivesse seu paletó amassado ao sentar.

No fim da sua vida, o conde teria dado o sofá para seu afilhado, o diplomata Solomon Dayrolles, que admirava muito o móvel e passou a exibi-lo aos visitantes em sua casa. A partir daí ele começou a ser copiado por novos amantes do estilo e tornou-se um símbolo de sofisticação nos lares da alta classe britânica.

Um ícone em evolução

Os primeiros Chesterfields eram feitos em couro, estofados com crina de cavalo, e seu acabamento em capitonê era feito à mão por artesãos, em um trabalho meticuloso. Na era vitoriana, o conforto do mobiliário passou a ser mais apreciado e, assim, os sofás foram aperfeiçoados e se tornaram cada vez mais agradáveis a seus usuários. Hoje, com a evolução da indústria moveleira, os Chesterfields são produzidos com técnicas mais modernas e podem levar os mais diversos revestimentos, como couro, veludo, linho e sarja.

Seu estilo tradicional permite ainda que ele seja usado em vários estilos de decoração: clássico, retrô, rústico, entre outros. Em qualquer ambiente, seu design único traz um toque especial de requinte.

A sofisticação no design de interiores da MPD

Nos empreendimentos da MPD, conforto e sofisticação estão presentes desde a escolha dos materiais até os móveis que compõem cada ambiente. Para saber mais sobre nossas opções, acesse o site

Posts Relacionados
Análises & TendênciasLifestyle & Decoração

Renda-se ao charme e elegância da decoração industrial

Lifestyle & Decoração

5 dicas para decoração de quarto infantil

Análises & TendênciasLifestyle & Decoração

Decoração afetiva valoriza momentos especiais e imprime personalidade

Análises & TendênciasLifestyle & Decoração

Conforto e modernidade na decoração: aposte em materiais naturais

FIQUE POR DENTRO DAS NOTÍCIAS DA MPD

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *