Seu Imóvel

Saiba o que analisar na hora de escolher o bairro ideal

Se você está procurando um novo imóvel, a escolha do bairro é uma etapa essencial. Veja nossas dicas e prepare-se para essa decisão tão importante.

Residenciais, comerciais, boêmios… as cidades – sobretudo as grandes – estão repletas de opções de bairros com perfis diferentes para seus moradores. Por isso, na hora de escolher um lugar para morar, é fundamental analisar uma série de detalhes. Afinal, você quer ter qualidade de vida e muita comodidade na sua nova vida. Veja abaixo as dicas da MPD para escolher o bairro ideal.

Localização

Mudar de endereço mexe com qualquer rotina, mas você não vai querer tornar o seu dia a dia mais difícil. Estar perto ou pelo menos ter fácil acesso ao seu local de trabalho e de estudo, por exemplo, é um fator do qual não se deve abrir mão. A localização do imóvel é uma das primeiras questões a serem analisadas.

Segurança

A sua segurança e a da sua família devem estar em primeiro lugar em todos os aspectos da sua vida. Então na hora de escolher o bairro, é importante se atentar a esse aspecto, sobretudo se você tem filhos. Os índices de segurança locais, a iluminação das ruas e a presença de policiamento são alguns pontos a se avaliar.

Mobilidade

Como você e sua família se locomovem pela cidade? Talvez você use o carro todos os dias, mas seus filhos dependam do transporte público para ir à faculdade, por exemplo. Pense na rotina de cada um para escolher um bairro que atenda a todos. O lugar é bem servido de linhas de ônibus e/ou estações de metrô? É fácil de acessar as principais vias da cidade? Essas e outras questões relacionadas à mobilidade devem estar no seu checklist.

Comércio e facilidade locais

Dependendo da cidade onde você mora, pode ser trabalhoso depender do carro para tudo. Então observe bem as facilidades que o próprio bairro oferece. Farmácias, hospitais, padarias, supermercados, academias… Você vai encontrar tudo o que precisa perto de você?

Vizinhança

Mesmo que você não seja de fazer amizade com os vizinhos, é importante observar as pessoas que vivem por perto, entender seus hábitos e perfil dos moradores. Se você quer uma vida tranquila, talvez deva evitar ter como vizinha uma república estudantil, por exemplo. Vale dar uma volta pelo bairro e conversar com conhecidos que morem por lá para entender o comportamento das pessoas e a dinâmica da vizinhança.

O bairro ideal para você

Se você é jovem e mora sozinho, estar em um lugar com a vida noturna mais agitada pode ser importante. Já casais com filhos devem preferir um bairro com boas escolas e próximo a parques. Idosos, por outro lado, provavelmente buscam um lugar calmo e com serviços próximos.

Mais do que tudo, portanto, é fundamental entender qual o bairro ideal para o seu perfil. Não existe o lugar perfeito, então o que você deve fazer é analisar todos os aspectos de cada localidade e decidir pelo que será mais conveniente e proveitoso para você e a sua família.

Procurando um MPD?

A MPD preza pela localização dos seus empreendimentos. Quem sabe um deles está no bairro ideal para você? Acesse nosso site e conheça as opções.

Posts Relacionados
Seu Imóvel

Financiamento sem mistério

Seu ImóvelSobre a MPD

Tecnologia traz mais agilidade e sustentabilidade à assinatura de escrituras na MPD

Seu Imóvel

8 perguntas – e respostas – sobre financiamento imobiliário

Seu Imóvel

Financiamento imobiliário passo a passo

FIQUE POR DENTRO DAS NOTÍCIAS DA MPD

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *