Lifestyle & Decoração

Patricia Urquiola: do artesanal à inovação


site: https://decoracaosaopaulo.com.br/

As criações da designer e arquiteta espanhola radicada na Itália são marcadas pela união do trabalho artesanal a novas tecnologias e pelo profundo senso de empatia com seu público.

Natural de Oviedo, na Espanha, a designer e arquiteta Patricia Urquiola encontrou em Milão, na Itália, o ambiente perfeito para suas criações: grande centro de moda e design, a cidade é repleta de artesãos e indústrias moveleiras, além de abrigar importantes eventos do setor, como o Salão Internacional do Móvel de Milão.

Foi na cidade italiana que, em 2001, ela fundou com seu sócio Alberto Zontone o Studio Urquiola, composto hoje por cerca de 70 profissionais que formam uma verdadeira comunidade internacional, com 18 nacionalidades e 15 idiomas diferentes – o ambiente perfeito para a criação e colaboração.

Trajetória

Patricia Urquiola estudou arquitetura e design nas Universidades Politécnicas de Madri e de Milão. Hoje ela transita facilmente entre essas duas áreas, com projetos arquitetônicos, de design de móveis, com destaque para os estofados, e outros objetos, como tapetes e luminárias.

No início da sua carreira, teve como mentores grandes arquitetos e designers como Achille Castiglioni, Vico Magistretti e Maddalena de Padova. Foi com Castiglioni que ela aprendeu a definir, para cada projeto, o que ele chamava de “elemento fundamental”. Com esse objetivo, a designer trabalha para criar uma relação de empatia com as pessoas que virão a interagir com seus espaços ou objetos. Para isso, ela se utiliza de muita pesquisa e do melhor da tecnologia, o tempo todo experimentando para melhorar seus designs e ir sempre além.

O trabalho da espanhola se caracteriza também por pensar em todo o ciclo de produção. A designer incentiva constantemente seus parceiros a reciclar materiais e replanejar seus processos, promovendo a inovação e evolução constante. O resultado são espaços, móveis e objetos de decoração ao mesmo tempo tecnológicos e humanos, conectando elementos familiares e inovadores.

Principais projetos

Na arquitetura, Patricia Urquiola projetou, entre outros, o spa do hotel Four Seasons de Milão, o Museu da Joia em Vicenza e o Mandarin Oriental Hotel em Barcelona. Já no design, assina objetos de renomadas empresas, tanto italianas quando mundiais, a exemplo de Agape, Baccarat, De Padova, Driade, Georg Jensen, Haworth, Louis Vuitton e Moroso. Atualmente, é também diretora de arte para a marca italiana de móveis Cassina.

Entre as peças mais icônicas da designer estão as cadeiras Fjord, da marca Moroso. Inspirada em um pedaço de concha, com suas linhas quebradas, porém suavizadas pelas ondas do mar, a série foi pensada para espaços residenciais ou públicos.

O design na MPD

Inovação e foco nas pessoas também são partes fundamentais da arquitetura e design de interiores dos empreendimentos da MPD. Visite nosso site e saiba mais.

Posts Relacionados
Análises & TendênciasLifestyle & Decoração

Renda-se ao charme e elegância da decoração industrial

Lifestyle & Decoração

5 dicas para decoração de quarto infantil

Análises & TendênciasLifestyle & Decoração

Decoração afetiva valoriza momentos especiais e imprime personalidade

Análises & TendênciasLifestyle & Decoração

Conforto e modernidade na decoração: aposte em materiais naturais

FIQUE POR DENTRO DAS NOTÍCIAS DA MPD

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *