Lifestyle & Decoração

O design e as curvas de Oscar Niemeyer

Oscar-Niemeyer-Foto-Nani-Goes1

O arquiteto ícone do Brasil também deixou sua marca no design de mobiliário do país e internacional.

Em seu “Poema da curva”, Oscar Niemeyer confessa não se sentir atraído por ângulos ou linhas retas. “O que me atrai é a curva livre e sensual”, diz o arquiteto em um dos versos. E assim são a arquitetura e o design de Niemeyer: inspirados nas curvas sinuosas da natureza e do corpo feminino. “De curvas é feito todo o Universo”, lembra ele no mesmo poema. Foram essas curvas, tão presentes em toda a sua obra, que trouxeram inovação e tornaram o próprio Niemeyer um ícone da arquitetura e do design brasileiros.

Quem foi Oscar Niemeyer

Nascido em 1907, Oscar Niemeyer se formou engenheiro arquiteto pela Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro e começou a carreira no escritório do arquiteto Lucio Costa. Seu primeiro projeto construído foi a Obra do Berço, entidade carioca que atende crianças em seus primeiros mil dias de vida.

Já seu trabalho que ganhou maior reconhecimento, é claro, foi na cidade de Brasília (DF), projetada pelo arquiteto a convite do então presidente da República, Juscelino Kubitschek. Entre suas obras, executadas entre 1957 e 1958, estão o Palácio da Alvorada, o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal. À lista de obras relevantes de Niemeyer na arquitetura se somam ainda a Passarela do Samba no Rio de Janeiro, o Memorial da América Latina em São Paulo, além de muitas outras no Brasil e ao redor do mundo.

A modernização do mobiliário

Não só a grandes construções Niemeyer emprestou seu talento criativo e a leveza de suas curvas. O design de mobiliário também foi presenteado com criações que trouxeram mais modernidade aos itens que ocupavam e decoravam os edifícios projetados na época. Sua primeira poltrona foi lançada em 1971 na França, onde o arquiteto residia.

Entre os seus móveis, projetados em conjunto com sua filha, Anna Maria Niemeyer, estão poltronas, cadeiras e espreguiçadeira, todos marcados pelas curvas tão adoradas por Niemeyer e que se tornaram sua assinatura. A técnica da madeira prensada, utilizada em muitas de suas criações, permitiam o uso de novas formas, com o objetivo de trazer ao mobiliário brasileiro itens que combinassem com a arquitetura de então. Exemplos desse uso são o Banco Marquesa e a Cadeira de Balanço, ambos com curvas sinuosas e marcantes.

Conheça outros ícones do design

A arquitetura e o design de profissionais como Oscar Niemeyer inspiram a MPD, por isso eles são tema de diversos conteúdos no nosso blog. Clique aqui para saber mais sobre outros nomes do design brasileiro e mundial e suas peças icônicas.

Posts Relacionados
Análises & TendênciasLifestyle & Decoração

Renda-se ao charme e elegância da decoração industrial

Lifestyle & Decoração

5 dicas para decoração de quarto infantil

Análises & TendênciasLifestyle & Decoração

Decoração afetiva valoriza momentos especiais e imprime personalidade

Análises & TendênciasLifestyle & Decoração

Conforto e modernidade na decoração: aposte em materiais naturais

FIQUE POR DENTRO DAS NOTÍCIAS DA MPD

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *