Lifestyle & Decoração

O design brasileiro e disruptivo dos irmãos Campana


https://casacor.abril.com.br/

Com referências locais, soluções simples e peças excêntricas expostas mundo afora, Fernando e Humberto Campana estão entre os principais nomes do design brasileiro

Pode ser difícil imaginar que dois dos mais importantes designers brasileiros alavancaram sua carreira com uma coleção de cadeiras desconfortáveis. Mas foi isso mesmo que aconteceu com os irmãos Campana. Fernando e Humberto Campana abriram seu estúdio em 1984, mas foi cinco anos depois que eles ganharam maior visibilidade, com suas cadeiras feitas em chapas de ferro, que tinham exatamente esse nome: Desconfortáveis.

Embora não tenham feito sucesso comercialmente, as peças mostraram a que veio a dupla de designers: para fazer um design de vanguarda, inventivo e genuinamente brasileiro. Hoje, eles são mundialmente reconhecidos e têm exposições permanentes em museus de diversas cidades brasileiras, norte-americanas, europeias e asiáticas.

Inovação e simplicidade

Em suas peças, os Campana buscam valorizar as características brasileiras, como as cores, as texturas, as tradições e a miscigenação, e elevar materiais comuns a um novo patamar, usando soluções simples para compor designs artísticos e poéticos. Os irmãos trabalham constantemente para descobrir novas possibilidades na produção de móveis, no paisagismo, na moda e na cenografia, entre outros setores em que atuam.

Uma das suas obras mais icônicas, a Cadeira Vermelha, foi idealizada em 1993 e passou a ser produzida pela marca italiana Edra, além de fazer parte do acervo do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA). Com estrutura de aço e pés em alumínio escovado, ela tem em seus 500 metros de corda vermelha não apenas o revestimento, mas também o estofado.

Moda e arte

As criações dos irmãos Campana não ficam restritas ao design de móveis e de interiores. Na moda são famosos os calçados e acessórios criados há 15 anos para a marca Melissa. Além disso, a dupla lançou edições exclusivas da tradicional camisa polo da Lacoste e assinou uma coleção da joalheria H. Stern, entre outros.

Um trabalho tão inventivo como os dos Campana também não poderia ficar de fora dos palcos. Fernando e Humberto já criaram cenários e figurinos para espetáculos de dança e musicais, como a peça Pedro e o Lobo apresentada no Museu Guggenheim de Nova York (2008).

A MPD e o design

Nos empreendimentos da MPD, o design de interiores tem destaque para trazer sofisticação e conforto a seus moradores e visitantes. Acesse o site e conheça nossas opções.

Posts Relacionados
Análises & TendênciasLifestyle & Decoração

Renda-se ao charme e elegância da decoração industrial

Lifestyle & Decoração

5 dicas para decoração de quarto infantil

Análises & TendênciasLifestyle & Decoração

Decoração afetiva valoriza momentos especiais e imprime personalidade

Análises & TendênciasLifestyle & Decoração

Conforto e modernidade na decoração: aposte em materiais naturais

FIQUE POR DENTRO DAS NOTÍCIAS DA MPD

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *