De olho na MPD

Mais produtividade e qualidade com a tecnologia BIM

Há seis anos, a MPD se antecipou e passou a adotar a tecnologia BIM nos seus empreendimentos. Hoje a empresa utiliza a metodologia em 100% dos seus projetos.

A tecnologia BIM (Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção) permite controlar todas as etapas da construção e ciclo de vida de um empreendimento, melhorando os fluxos, reduzindo erros e evitando o desperdício. No ano passado, o Governo Federal instituiu a Estratégia BIM BR, para difusão e promoção de um ambiente adequado ao investimento na tecnologia no país. Sempre um passo à frente, a MPD já tinha se antecipado e começou a trabalhar com essa metodologia ainda em 2013.

Por meio da tecnologia BIM é possível projetar uma obra completa em 3D, chegando a uma simulação muito mais próxima da realidade do que os protótipos 2D. Ela possibilita a inserção de detalhes como os tipos de materiais utilizados, para tomar decisões e fazer simulações de custo de forma rápida. Outra grande vantagem é a facilidade na chamada compatibilização de projetos, ou seja, em verificar se os projetos hidráulico e elétrico do prédio, por exemplo, são compatíveis, atividade que costuma ser um grande desafio para as equipes envolvidas no planejamento e construção de um empreendimento.

Outros países já vêm utilizando a metodologia para projetar desde centros comerciais até estações de trem. Um exemplo é o shopping center de Easton Helsinki, uma construção de 66.000 m2 na capital finlandesa, na qual a tecnologia BIM foi usada para simular o sistema de fachadas e o ambiente de cada loja.

Para tornar a tecnologia BIM uma realidade no seu negócio, a MPD buscou consultorias especializadas e investiu em software, hardware e treinamentos internos e para os parceiros. Hoje, praticamente todos os projetos da empresa são feitos por meio da ferramenta Revit.

Um exemplo foi o projeto do Atria, empreendimento de altíssimo nível, que garantiu à MPD o prêmio BIM Sinduscon, a maior referência da área no país. Para esse projeto, a MPD desenvolveu o planejamento 4D e extraiu dados quantitativos que permitiram ganhos em tempo e produtividade.

Os avanços da empresa na consolidação da tecnologia BIM também evidentes no Myrá, empreendimento de alto padrão que teve 100% dos projetos realizados em Revit. Além do planejamento e análise, a metodologia permitiu maior integração entre o time interno, projetistas e a equipe da obra, que passaram a trabalhar com uma sinergia nunca experimentada até então. Essa nova forma de trabalhar contribuiu para que o Myrá fosse certificado pelo Green Building Council – GBC Condomínio, reconhecimento concedido pela primeira vez para esse tipo de empreendimento.

A especialização na tecnologia BIM trouxe ainda novos negócios à MPD, em diversos segmentos. Outros benefícios já observados pela companhia são a melhoria de 20% na realização de análises e de 40% na compatibilização de projetos.

Posts Relacionados
De olho na MPD

Novidade da MPD Engenharia, plataforma InBuilt auxilia clientes em fase de mudanças e instalações

De olho na MPD

MPD Engenharia realiza Pet Day no empreendimento Most Moema em São Paulo

De olho na MPD

Conceito inédito de administração de projetos de alto risco na construção civil é tema de livro.

De olho na MPD

Guia completo de cores na decoração

FIQUE POR DENTRO DAS NOTÍCIAS DA MPD

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *