MPD

Mais produtividade e qualidade com a tecnologia BIM

Há seis anos, a MPD se antecipou e passou a adotar a tecnologia BIM nos seus empreendimentos. Hoje a empresa utiliza a metodologia em 100% dos seus projetos.

A tecnologia BIM (Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção) permite controlar todas as etapas da construção e ciclo de vida de um empreendimento, melhorando os fluxos, reduzindo erros e evitando o desperdício. No ano passado, o Governo Federal instituiu a Estratégia BIM BR, para difusão e promoção de um ambiente adequado ao investimento na tecnologia no país. Sempre um passo à frente, a MPD já tinha se antecipado e começou a trabalhar com essa metodologia ainda em 2013.

Por meio da tecnologia BIM é possível projetar uma obra completa em 3D, chegando a uma simulação muito mais próxima da realidade do que os protótipos 2D. Ela possibilita a inserção de detalhes como os tipos de materiais utilizados, para tomar decisões e fazer simulações de custo de forma rápida. Outra grande vantagem é a facilidade na chamada compatibilização de projetos, ou seja, em verificar se os projetos hidráulico e elétrico do prédio, por exemplo, são compatíveis, atividade que costuma ser um grande desafio para as equipes envolvidas no planejamento e construção de um empreendimento.

Outros países já vêm utilizando a metodologia para projetar desde centros comerciais até estações de trem. Um exemplo é o shopping center de Easton Helsinki, uma construção de 66.000 m2 na capital finlandesa, na qual a tecnologia BIM foi usada para simular o sistema de fachadas e o ambiente de cada loja.

Para tornar a tecnologia BIM uma realidade no seu negócio, a MPD buscou consultorias especializadas e investiu em software, hardware e treinamentos internos e para os parceiros. Hoje, praticamente todos os projetos da empresa são feitos por meio da ferramenta Revit.

Um exemplo foi o projeto do Atria, empreendimento de altíssimo nível, que garantiu à MPD o prêmio BIM Sinduscon, a maior referência da área no país. Para esse projeto, a MPD desenvolveu o planejamento 4D e extraiu dados quantitativos que permitiram ganhos em tempo e produtividade.

Os avanços da empresa na consolidação da tecnologia BIM também evidentes no Myrá, empreendimento de alto padrão que teve 100% dos projetos realizados em Revit. Além do planejamento e análise, a metodologia permitiu maior integração entre o time interno, projetistas e a equipe da obra, que passaram a trabalhar com uma sinergia nunca experimentada até então. Essa nova forma de trabalhar contribuiu para que o Myrá fosse certificado pelo Green Building Council – GBC Condomínio, reconhecimento concedido pela primeira vez para esse tipo de empreendimento.

A especialização na tecnologia BIM trouxe ainda novos negócios à MPD, em diversos segmentos. Outros benefícios já observados pela companhia são a melhoria de 20% na realização de análises e de 40% na compatibilização de projetos.

Posts Relacionados
Bem EstarMPD

Myrá: o alto padrão mais exclusivo de Alphaville

Bem EstarMPD

Alphaville recebe etapa da Track&Field Run Series

Mercado ImobiliárioMPD

Projetamos e construímos pensando no melhor para nossos clientes

Mercado ImobiliárioMPD

Negócio Fechado MPD chega à sua 3ª edição

FIQUE POR DENTRO DAS NOTÍCIAS DA MPD

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *