Lifestyle & Decoração

Home office: sua casa está preparada para acomodar seu espaço de trabalho?

Adotado por empresas do mundo inteiro durante a quarentena para prevenção da Covid-19, o home office é uma tendência cada vez mais forte no mercado de trabalho. Veja o que não pode faltar para que você tenha um bom espaço de trabalho em casa. 

Com a pandemia do novo coronavírus, organizações de todo o mundo precisaram adaptar suas atividades a uma nova realidade, impulsionada pela necessidade de isolamento social. A solução para isso, em diversos setores da economia, foi adotar a prática do home office para seus colaboradores. 

Se você faz parte das pessoas que foram para casa com seu notebook no início do ano, talvez tenha pensado que seria muito simples. Afinal, com um computador portátil e internet em casa, o que poderia dar errado? Bem, se esse foi o seu caso, é provável que com o passar dos dias você tenha percebido que algumas coisas podem não sair como planejado se você não tiver uma estrutura adequada para trabalhar em casa.

Hoje, muitas empresas já mostraram interesse em prolongar esse modelo de trabalho ou até mesmo torná-lo um sistema permanente, portanto talvez seja prudente estar a postos para trabalhar de casa daqui para a frente. Mas será que a sua casa está preparada? Veja algumas dicas para criar um espaço de trabalho confortável e produtivo.

Espaço

É verdade que hoje os notebooks estão cada vez mais leves e versáteis. Sendo assim, é fácil levar o seu para trabalhar na mesa da cozinha, no sofá da sala ou até mesmo na cama. Mas essa está longe de ser a situação ideal para quem precisa de dias produtivos de trabalho. 

No melhor cenário possível, você deve ter um cômodo da casa somente para trabalhar, como um escritório mesmo. Se isso não for possível, ao menos reserve um canto da casa destinado para isso e monte ali sua estação de trabalho. De preferência, em um lugar calmo, sem muito barulho e movimentação. A mesa deve estar posicionada perto de uma janela, de forma que receba bastante luz natural, mas sem deixar que ela atrapalhe a visibilidade da tela do seu computador.

É importante conversar com todas as pessoas que moram com você para que esse espaço seja respeitado. Elas precisam entender que, quando você estiver em sua mesa de trabalho, precisa de concentração e não pode ser interrompido. Se você tiver crianças em casa, pode ser mais trabalhoso estabelecer essa divisão de espaços, principalmente se o home office não for em um cômodo separado, mas é importante fazê-las compreender, aos poucos, a nova dinâmica da casa. 

Ergonomia

Na empresa você provavelmente tinha uma estação de trabalho pensada para manter uma postura adequada, com mesa e cadeira ergonômicas. Isso porque ficar o dia inteiro sentado trabalhando com a postura incorreta pode causar problemas na coluna, lesões por esforço repetitivo (LER), entre outros. 

O certo, portanto, é que sua mesa e cadeira de trabalho permitam que você mantenha os pés apoiados no chão com os joelhos em 90o e os antebraços paralelos ao chão. Caso você não tenha uma cadeira própria, vale investir em uma com encosto alto, apoio para os braços e regulável, para ajustar da melhor forma para você.

Outros itens que podem ajudar na ergonomia são um teclado e um mouse externos, para você conectar ao notebook. Assim, você pode ainda colocar o computador em um suporte próprio, elevando a altura da tela, o que também permite que você fique em uma posição mais confortável e ergonomicamente correta. 

Organização

A sua estação de trabalho deve ter tudo o que você precisa para realizar suas atividades: seu computador, um caderno ou bloco para anotações, canetas, post-its, outros itens de papelaria e tudo mais que achar necessário para organizar seu dia a dia. 

Pode ser interessante também ter um calendário, agenda ou planner com as tarefas semanais, ou, ainda, um quadro para anotar pendências e lembretes. Não se esqueça que em casa você não terá ninguém para lembrar dos seus afazeres, portanto, essa gestão das atividades diárias (desde a entrega de um grande projeto até o arquivamento de uma nota fiscal) é fundamental para que nada seja deixado de lado. Existem também aplicativos e ferramentas online para ajudar nessa tarefa. Descubra o que funciona melhor para você e invista no seu novo sistema de organização.

É importante também manter esse espaço livre de objetos e documentos pessoais. Lembre-se: essa é a sua nova estação de trabalho, portanto todo o foco deve ser nas atividades profissionais.

Veja mais dicas da MPD

Quer outras sugestões de atividades para realizar em casa e melhorar ainda mais sua qualidade de vida enquanto faz home office? Então confira os conteúdos de bem-estar aqui no blog da MPD.

Posts Relacionados
Lifestyle & Decoração

Comodidade em seu lar a apenas um clique

Lifestyle & Decoração

Paisagismo ativista usa plantas nativas para resgatar a brasilidade

Lifestyle & Decoração

Podcasts: a era do rádio está de volta?

Lifestyle & Decoração

Os encantos do Parque do Ibirapuera

FIQUE POR DENTRO DAS NOTÍCIAS DA MPD

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *