Seu Imóvel

Financiamento sem mistério

Saiba quais são e como funcionam os indicadores que atualizam as parcelas do seu imóvel.

Você pesquisou, analisou, avaliou as finanças e enfim fechou o contrato para comprar o seu imóvel. A partir desse momento, o valor das parcelas que você pagará por ele serão corrigidas de acordo com indicadores de mercado. Se o seu imóvel ainda está em fase de construção, essa correção deverá ser baseada no CUB ou INCC. Já as parcelas dos imóveis finalizados, após o Habite-se, passam a ser atualizadas pelo IGP-M.

Você sabe o que significam essas siglas e como funciona cada um desses índices? Entenda mais neste artigo.

Custo Unitário Básico (CUB)

O CUB é um dos indexadores que podem ser utilizados para atualizar as parcelas dos imóveis que ainda estão sendo construídos, ou seja, aqueles que foram comprados na planta ou em fase de construção. O cálculo desse índice toma por base o custo médio do metro quadrado construído, considerando desde o preço dos materiais e da mão de obra até despesas administrativas e com equipamentos. O indicador varia de acordo com a unidade da federação, pois é definido pelo sindicato da indústria da construção civil (Sinduscon) de cada estado, que o divulga até o quinto dia útil do mês.

Índice Nacional da Construção Civil (INCC)

Antes de ser concluído, o imóvel também pode ter suas parcelas corrigidas pelo INCC (em vez do CUB), indicador calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). A base de cálculo é a variação dos valores dos materiais e dos salários dos trabalhadores do setor de construção civil. O INCC é divulgado até o dia 15 de cada mês e é um dos índices que compõem o IGP-M, indicador utilizado para correção das prestações depois que o imóvel estiver pronto para morar.

Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M)

A partir do momento em que a construção do imóvel for concluída e o Habite-se for emitido, as parcelas passam a ser atualizadas pelo IGP-M. Além do INCC, compõem o IGP-M: o índice de preços no atacado (IPA) e o índice de preços ao consumidor (IPC). Após o Habite-se, as parcelas do imóvel passam a ter aplicação também de juros de cerca de 12% ao ano.

Procurando um imóvel?

Se você está em busca de um imóvel e precisa fazer um financiamento para realizar o seu sonho, visite o site da MPD para conhecer nossos empreendimentos e condições.

Posts Relacionados
Seu ImóvelSobre a MPD

Tecnologia traz mais agilidade e sustentabilidade à assinatura de escrituras na MPD

Seu Imóvel

8 perguntas – e respostas – sobre financiamento imobiliário

Seu Imóvel

Financiamento imobiliário passo a passo

Seu ImóvelSobre a MPD

Automação residencial: o futuro está aqui

FIQUE POR DENTRO DAS NOTÍCIAS DA MPD

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *