Seu Imóvel

Financiamento imobiliário passo a passo

Entenda as etapas do financiamento do seu imóvel, da decisão inicial até a entrega das chaves.

Está pensando em financiar o seu imóvel, mas não sabe como começar? Neste artigo vamos explicar, passo a passo, como é feito esse processo e o que esperar das principais etapas pelas quais você vai passar até ter as chaves em mãos. Confira.

  1.   Escolha como quitar seu imóvel

Você pode quitar o imóvel com recursos próprios ou financiá-lo junto à construtora ou instituições financeiras. Avalie suas opções e tome uma decisão antes de seguir adiante.

  1.   Simulação

Se você vai financiar, não deixe de fazer simulações para comparar as condições dos diferentes agentes financiadores. Hoje é muito fácil fazer isso no próprio site dos grandes bancos. Nessas simulações, é importante observar variáveis como o limite de financiamento, o valor da entrada, o sistema e prazo de amortização e as taxas de juros.

  1.   Documentação do imóvel

A compra de um imóvel exige uma série de documentos, principalmente em caso de financiamento. Entre eles estão a matrícula individualizada do imóvel, liberada pelo Cartório de Registro de Imóveis cerca de 90 dias depois da expedição do Habite-se, e a individualização do Registro Imobiliário Patrimonial (RIP), exigida se o imóvel estiver em área onde é cobrado o Laudêmio.

Somente quando todos os documentos estiverem liberados e o crédito aprovado será possível assinar o contrato de financiamento e fazer o registro no cartório.

  1.   Análise de crédito

Com todos os documentos necessários em mãos, o agente financiador fará uma análise do seu crédito, avaliando, entre outros pontos, o seu histórico de endividamento e capacidade de pagamento.

  1.   Avaliação do imóvel

Se o financiamento for feito junto a um banco, ele precisará avaliar o imóvel para apurar o seu valor financeiro – que não será, necessariamente, o preço de venda.

  1.   Seguro

É obrigatório, para todas as operações de crédito imobiliário, um seguro para morte e invalidez permanente, como também para danos físicos no imóvel. Isso garante que, em caso de invalidez ou morte do comprador, o valor financiado seja quitado. Para que seja feito o seguro, serão avaliadas algumas questões. A soma da idade do segurado com o prazo do financiamento, por exemplo, não pode ultrapassar 80 anos e 6 meses. Há ainda algumas ocupações que não são aceitas pelas seguradoras, e o comprador deverá informar questões de saúde, como a presença de diabetes, hipertensão arterial e doenças graves, que serão avaliadas detalhadamente. 

  1.   Confirmação de valores

O banco pedirá à construtora e ao cliente que confirmem os valores da transação. Aproveite esse momento para verificar todos os detalhes, como prazo, taxa de juros, valor financiado e inclusão ou não de custas financiadas.

  1.   Despesas com contratação

Além do que você pagará para dar entrada no imóvel, é importante reservar um valor a mais para despesas com as tarifas necessárias para a formalização do contrato. Entre esses custos estão certidões, o registro de imóveis, o Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e o Laudêmio, se houver. Os valores variam de acordo com o município, mas, de forma geral, é recomendado reservar de 5% a 7% do total pago pelo imóvel para essas despesas

  1.   Assinatura e registro do contrato

Uma das etapas mais importantes, o registro feito em cartório garantirá a existência do imóvel para fins legais. 

  1.   Entrega das chaves

Quando o imóvel é adquirido por meio de financiamento, seja com a construtora ou com o banco, é preciso aguardar a confirmação do registro do contrato no Cartório de Registro de Imóveis. Depois disso, o Termo de Regularidade Financeira (TRF) é liberado e o cliente pode receber as chaves.

Na compra de um imóvel da MPD, o novo proprietário é comunicado por e-mail para que possa agendar o recebimento das chaves, o que deve ocorrer em até três dias úteis após a solicitação.

 A MPD tem uma equipe especializada que pode ajudar os clientes em caso de dúvidas em qualquer etapa do processo de financiamento. Visite o site para conhecer nossos empreendimentos e entre em contato conosco.

Posts Relacionados
Seu Imóvel

Financiamento sem mistério

Seu ImóvelSobre a MPD

Tecnologia traz mais agilidade e sustentabilidade à assinatura de escrituras na MPD

Seu Imóvel

8 perguntas – e respostas – sobre financiamento imobiliário

Seu ImóvelSobre a MPD

Automação residencial: o futuro está aqui

FIQUE POR DENTRO DAS NOTÍCIAS DA MPD

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *