Lifestyle & Decoração

Conheça Pinheiros e saiba por que ele é o bairro do momento

Um dos bairros mais antigos de São Paulo, Pinheiros é rico em opções de compras, restaurantes e cultura.

Você pode querer morar em um bairro paulistano com ótimos restaurantes ou, talvez, sua prioridade seja um local com opções diversificadas de compras e serviços. Quem sabe, ainda, você prefira estar perto do agito, com bares, museus e centros culturais. Se você não quer abrir mão de nada disso e ainda ter fácil acesso a transporte público, ou mesmo de carro, para qualquer lugar da cidade, seu lugar é o bairro de Pinheiros.

Datado de 1562 e considerado uma das regiões mais antigas da capital paulista, o bairro de Pinheiros se desenvolveu ao longo do rio de mesmo nome e foi batizado assim devido à grande quantidade de pinheiros existentes no local à época. O maior crescimento da região, porém, ocorreu no fim do século XIX e início do século XX, quando teve lugar o ciclo do café no Brasil.

Hoje Pinheiros é um dos bairros mais movimentados da capital paulista e, não por acaso, se tornou um local bastante procurado para morar, com novos empreendimentos residenciais surgindo a todo momento. Saiba mais sobre o que o bairro tem a oferecer.

Compras

O bairro e seus arredores são repletos de boas opções de compras. A Rua Oscar Freire, por exemplo, que liga Pinheiros aos Jardins, reúne lojas conceito e grandes grifes. Já a Vila Madalena é repleta de lojas com um conceito mais artesanal e sustentável, assim como a região próxima à praça Benedito Calixto.

A Rua Teodoro Sampaio, que atravessa Pinheiros de ponta a ponta, tem desde comércio popular de roupas, calçados e eletrodomésticos até requintadas lojas de móveis, decoração e especializadas em instrumentos musicais. Além disso, o bairro é bem servido de shopping centers, com o Eldorado, próximo à ponte Eusébio Matoso, e o sofisticado Iguatemi, na Avenida Brigadeiro Faria Lima.

Bares e restaurantes

A cena gastronômica do bairro se concentra principalmente na região da Rua dos Pinheiros, com restaurantes dos mais variados estilos. A Rua Ferreira de Araújo e seus arredores são outro destino indicado para quem busca beber e comer bem. A proximidade com a Vila Madalena, tradicional destino boêmio de São Paulo, também faz de Pinheiros um bairro com boas opções para beber e petiscar.

Transporte

Pinheiros é, sobretudo, um bairro bem localizado e de fácil acesso. Nos últimos anos, a inauguração da linha amarela do metrô levou ao bairro três novas estações ─ Pinheiros, Faria Lima e Fradique Coutinho ─, que se somaram à já existente estação Clínicas da linha verde. 
A estação Pinheiros, inclusive, tem integração com o terminal de trem da CPTM, por onde passa a Linha Esmeralda, que liga Osasco ao Grajaú, passando por importantes bairros da capital, como Morumbi e Vila Olímpia. A estação conta ainda com um terminal urbano, de onde saem linhas de ônibus para diversas regiões da cidade.

Já quem prefere se locomover de carro encontra à disposição vias importantes como a Rua dos Pinheiros e as avenidas Rebouças e Brigadeiro Faria Lima, além de estar muito próxima à Av. Brasil, que leva facilmente à região do Parque Ibirapuera, e à Av. Dr. Arnaldo, que liga o bairro à Av. Paulista.

Os adeptos da bike também podem ficar tranquilos, pois o bairro está bem servido de ciclovias e ciclofaixas, a exemplo das que percorrem a Faria Lima e a Rua Artur de Azevedo.

Cultura e lazer

Estar perto da Avenida Paulista já faz de Pinheiros uma região própria para quem busca uma vida cultural agitada. Nos Jardins e na Vila Madalena, bairros vizinhos, é possível encontrar diversas galerias de arte, museus e centros culturais. Mas quem não quer sair do bairro também tem excelentes opções culturais, como o Instituto Tomie Ohtake, na Avenida Brigadeiro Faria Lima, e a Casa Natura Musical, na Rua Artur de Azevedo.

Saúde

Quem vive em Pinheiros e região pode usufruir ainda de uma excelente estrutura para cuidar da saúde. O bairro tem desde grandes redes de academias, como Bodytech e Smart Fit, até estúdios de Pilates, ioga, artes marciais e escolas de dança. Além disso, o Hospital das Clínicas, referência em todo o País, também está no bairro.

A MPD em Pinheiros

Um bairro efervescente como Pinheiros não poderia ficar de fora da lista de locais em que a MPD investe. A região foi, inclusive, escolhida para marcar a chegada da empresa em São Paulo, depois de lançar alguns empreendimentos na capital com outros parceiros.

Posts Relacionados
Análises & TendênciasLifestyle & Decoração

Renda-se ao charme e elegância da decoração industrial

Lifestyle & Decoração

5 dicas para decoração de quarto infantil

Análises & TendênciasLifestyle & Decoração

Decoração afetiva valoriza momentos especiais e imprime personalidade

Análises & TendênciasLifestyle & Decoração

Conforto e modernidade na decoração: aposte em materiais naturais

FIQUE POR DENTRO DAS NOTÍCIAS DA MPD

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *