De olho na MPD

Atendimento online e muito mais: a MPD e a nova realidade do mercado imobiliário

Corretores que atendem pela internet, visitas virtuais aos imóveis e treinamentos para a equipe de vendas em plataformas digitais são algumas das ações da empresa que foram impulsionadas pela pandemia do novo coronavírus e vieram para ficar.

Quem já procurou sabe: encontrar o imóvel ideal não é tarefa fácil. É preciso pesquisar muito, reunir informações, fazer muitas visitas, observar cada detalhe de perto. Mas em um mundo com uma rotina cada vez mais acelerada, em que a internet tem assumido um papel fundamental no processo de compra das pessoas nos mais diversos setores, esse cenário está mudando. Isso ficou ainda mais claro durante a pandemia do novo coronavírus, quando as pessoas passaram a ficar mais em casa e a buscar soluções online para praticamente todas as suas necessidades.

Atendimento online

Durante a quarentena, o atendimento online ganhou especial atenção na MPD. A prática já ocorria na empresa, mas não de maneira unificada: existiam profissionais que atendiam os clientes pela internet e outros que os recebiam pessoalmente, nos estandes de vendas.

“O que esse momento nos trouxe, e que eu acho que veio para ficar, pelo menos na MPD, é que devemos ter uma equipe mais homogênea. Não podemos mais pensar em online e offline, pois a jornada do consumidor é única”, explica o coordenador de Marketing da empresa, Pedro Sassi.

Experiência virtual

Os tours virtuais pelos empreendimentos, disponíveis nos sites das empresas do setor, já são conhecidos e se tornaram praticamente um padrão no mercado imobiliário. Com a pandemia, no entanto, surgiram outras iniciativas para proporcionar ao cliente ainda mais informações e reproduzir ao máximo a experiência que ele teria presencialmente.

Um exemplo disso são as visitas virtuais, nas quais o cliente agenda um horário com o corretor para mostrar um decorado ou unidade específica de um empreendimento no qual ele tem interesse. No dia e hora marcados, o corretor vai até o imóvel e faz uma chamada por vídeo com o cliente, mostrando todos os detalhes do local, como a decoração ou a vista que ele terá da janela do apartamento.

Profissionais mais preparados

Com o objetivo de preparar para a nova realidade os corretores que até então trabalhavam somente offline, a MPD passou a realizar treinamentos com essa equipe. Esses treinamentos, é claro, também precisaram ser online, o que trouxe vantagens, como a possibilidade de reunir uma equipe muito maior.

Enquanto os treinamentos habituais com os corretores de salão, realizados em média uma vez por semana, costumavam atingir cerca de 40 pessoas e demandavam a preparação de toda uma estrutura física para que pudessem acontecer, as sessões online reuniam até 150 profissionais em uma plataforma digital, sem que ninguém precisasse sair de casa. Os encontros virtuais também ocorreram com uma frequência maior (até três vezes por semana) e, ao final, o corretor recebia um certificado de “corretor virtual”.

Os treinamentos voltados à equipe de vendas durante a quarentena abordaram não só a utilização de ferramentas, mas também questões comportamentais. Isso porque, enquanto no atendimento online é mais comum que o corretor seja contatado por pessoas que estão apenas pesquisando – e que, portanto, estão longe da decisão de compra –, no atendimento presencial os clientes que visitam o estande já estão mais perto de fechar negócio.

“A frustração no atendimento online é maior, pois o profissional pode atender cerca de dez clientes por dia, mas muitos deles estão apenas sondando e não vão comprar. Já no offline é possível que cheguem apenas dois clientes no salão em um dia, mas são pessoas com as quais o corretor poderá negociar para chegar a um acordo”, explica Sassi, ressaltando que questões desse tipo também foram abordadas com os profissionais com o objetivo de prepará-los para a nova realidade.

Transformação digital

Quer saber ainda mais sobre como a quarentena influenciou a transformação digital no mercado imobiliário? Então, clique aqui para ler outro post sobre o tema. 

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