De olho na MPD

5 acessórios que todo enófilo deve ter

São muitos os itens capazes de facilitar a vida dos enófilos e melhorar a experiência de degustação de um bom vinho. Confira alguns deles.

Um verdadeiro amante de vinhos não se contenta em saber escolher os melhores rótulos. É preciso ter conhecimento também sobre como armazenar, servir e transportar, entre outros detalhes que fazem parte do mundo dos enófilos. Tudo isso fica mais fácil, é claro, com os utensílios e equipamentos corretos em mãos. Então fique atento a alguns acessórios que não podem faltar na casa de quem não dispensa um bom vinho.

Saca-rolhas

Você não passou horas escolhendo o vinho perfeito para deixar a garrafa fechada, certo? Portanto, não é exagero dizer que o melhor amigo de um verdadeiro enófilo é o saca-rolhas. Existem diversos modelos no mercado, desde os bem simples, em formato de T, até os mais tecnológicos, como os elétricos. O queridinho dos profissionais, no entanto, é o saca-rolhas de dois estágios, também chamado de saca-rolhas de sommelier. O nome assusta um pouco os principiantes, mas é fácil de aprender a manusear, não exige esforço e atende a todos os tamanhos de rolha.

Decanter

Aquela jarra de formas sinuosas e elegantes não serve somente para trazer mais requinte ao momento de beber o vinho. O decanter ajuda a arejar os rótulos mais jovens, abrindo os aromas e sabores para que o vinho seja apreciado. Para os vinhos mais envelhecidos, é um elemento essencial, pois ajuda a separar os sedimentos da bebida.

Taças

Existem diversos modelos de taça, feitos para diferentes tipos de vinho. Como todo bom enófilo quer saborear o melhor de cada rótulo, é importante ter uma variedade suficiente para apreciar os principais tipos da bebida. As taças maiores e mais bojudas costumam ser próprias para os tintos, uma vez que permitem maior contato com o oxigênio, o que tende a liberar os aromas do vinho. Já as menores são mais indicadas para os brancos, que devem ser consumidos a uma temperatura mais baixa, pois elas impedem que a bebida esquente muito rápido.

Adega climatizada

Pode ser difícil encontrar o lugar perfeito para guardar seus vinhos em casa, com as condições certas de temperatura e luz, se você não tiver uma adega climatizada. Os modelos mais compactos comportam oito garrafas, mas é possível encontrar adegas para mais de 20 rótulos. Elas protegem as garrafas da luz solar, de trepidações e mantêm os vinhos na temperatura adequada para que eles não percam suas características originais.

Bolsa de transporte

Você nem sempre vai consumir seus vinhos em casa, então é importante pensar em como transportar suas garrafas quando for levá-las a um jantar na casa de amigos ou para uma viagem, por exemplo. Existem malas e bolsas de transporte especiais para esse fim, que mantêm os rótulos na temperatura ideal e evitam que as garrafas se choquem umas com as outras ou com outros objetos, prevenindo acidentes. É possível encontrar modelos de bolsas para uma só garrafa até malas para mais de uma dezena delas.

Saiba mais sobre o mundo dos vinhos com a MPD

Se você gostou das nossas dicas de acessórios para enófilos, acompanhe nosso blog e confira outros conteúdos sobre o tema.

Posts Relacionados
De olho na MPD

Novidade da MPD Engenharia, plataforma InBuilt auxilia clientes em fase de mudanças e instalações

De olho na MPD

MPD Engenharia realiza Pet Day no empreendimento Most Moema em São Paulo

De olho na MPD

Conceito inédito de administração de projetos de alto risco na construção civil é tema de livro.

De olho na MPD

Guia completo de cores na decoração

FIQUE POR DENTRO DAS NOTÍCIAS DA MPD

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *