Produtos & Lançamentos

Verve artística: arte de rua e liberdade para criar

A artista plástica Marcella Riani usou todo seu conhecimento do bairro para emprestar seu talento a dois grandes painéis que vão compor o Verve Pinheiros.

Seja nas ruas, nas lojas, nos restaurantes ou nas galerias de arte, Pinheiros é um bairro que respira a verve artística. Para um empreendimento como o Verve Pinheiros, só faria sentido se o empreendimento abrisse também espaço para a inspiração e a criação. Por isso surgiu a ideia de trazer não a simples reprodução de uma obra, mas um trabalho autoral de uma artista que vivencia o dia a dia do bairro.

Assim, a missão de criar os dois grandes painéis do empreendimento ficou por conta da artista plástica – e moradora do bairro – Marcella Riani.

Galeria a céu aberto

Para Marcella, Pinheiros é uma galeria a céu aberto. “A gente vê que tem um monte de muros assinados por artistas consagrados. O bairro respira arte, e essa arte se tornou muito democrática, porque é isso que acontece quando ela vai para a rua. Você não precisa entrar em uma galeria ou em um museu para ver, ela está ali o tempo todo: quando você anda na rua, passa de carro, entra numa loja ou se senta num restaurante. E eu acho que a arte tem que ser assim, tem que fazer parte do dia a dia das pessoas”, relata.

Livre para criar

Participar do projeto do Verve Pinheiros, segundo Marcella, foi importante pela sua ligação com o bairro e pela liberdade artística. “Houve uma conversa sobre o conceito do empreendimento, do projeto como um todo, mas a equipe não disse exatamente o que deveria ser feito. Por isso eu me senti muito livre para criar”, explica a artista.

Os dois grandes murais do empreendimento, então, foram produzidos por ela de maneiras muito diferentes, uma vez que cada um fica em uma das áreas do Verve Pinheiros: empresarial e residencial. Em ambos, porém, Marcella procurou fazer com que a arte interagisse com o movimento do projeto.

No painel que fica logo na entrada do lado corporativo do empreendimento – e poderá ser visto por quem passar pela Rua dos Pinheiros – ela buscou criar um caminhar de formas recortadas, que ora faltam, ora aparecem. “As pessoas vão entrar por ali para trabalhar, então pensei em como seria essa sensação e como essa chegada poderia ser mais legal. Dessa forma, escolhi trabalhar com nuances de azul e formas de recorte, formando esse caminhar. Acho que isso combina com a chegada das pessoas ao trabalho”, conta.

Inspiração de grandes artistas e observação constante

Inspirada principalmente pelo francês Henri Matisse, pela tapeçaria da Bauhaus e outros artistas com trabalhos de características mais gráficas, Marcella é formada em Arquitetura, mas sempre manteve viva sua veia artística. 

“Eu decidi fazer Arquitetura porque gostava de desenhar e, desde a faculdade, comecei a pintar nas paredes. Acho que a Arquitetura me ajudou nessa coisa de transformar meu desenho em mural, pois ela dá essa vontade de transformar a escala do trabalho: você desenha no papel e aquilo vira uma casa, por exemplo”, relembra ela que, depois de formada, ela trabalhou em escritório de arquitetura, passou a atuar com ilustração e design gráfico, até assumir de vez sua vocação de artista.

No seu processo criativo, Marcella vê influência do seu dia a dia e busca um respiro no meio do trabalho. “Às vezes eu preciso me desconectar do que estou fazendo, sair um pouco, ir para a praia, observar a obra de outros artistas, a paisagem, os elementos da vida… Tudo isso também me dá inspiração. Quando volto para o trabalho, venho com ideias melhores”, comenta.

Conheça outras verves

Além de Marcella Riani, o Verve Pinheiros foi concebido com a parceria de outros três grandes talentos, nas áreas de arquitetura, paisagismo e design de interiores. Clique nos links para saber mais sobre a colaboração de cada um deles.

Posts Relacionados
Produtos & Lançamentos

MPD e Helbor lançam empreendimento de alto padrão em São Paulo

Produtos & Lançamentos

Neo Alphaville: um lugar para viver, hoje, o amanhã

Produtos & Lançamentos

Conheça os diferenciais do paisagismo e do design de interiores do Neo Alphaville

Produtos & Lançamentos

Neo Alphaville: inovação inspirada nas curvas do bairro

FIQUE POR DENTRO DAS NOTÍCIAS DA MPD

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *