Lifestyle & Decoração

Pensando em montar um home theater?

Ter uma experiência de som e imagem de primeira linha pode ser mais tranquilo do que você pensa.

Aí você foi lá… montou seu lar, fez aquela decoração bacana, comprou uma TV de alta definição e está pronto para curtir aquele “momento sofá” gostoso vendo sua série ou filme prediletos. E vai ficar apenas com aquele sonzinho padrão da TV?

Para a experiência ser ainda mais completa, além da pipoca, um home theater certamente irá deixá-lo ainda mais imerso dentro do universo narrativo complexo daquela série de suspense ou ainda mais apaixonado por aquela história romântica.

O primeiro passo é definir o local de instalação e se certificar-se que o espaço é adequado: existe um cálculo de distância que você precisa fazer de acordo com o tamanho do seu ambiente para que a TV não fique nem muito longe, nem muito perto e na altura certa.

Os equipamentos de home theater à venda hoje em sua maioria são 5.1, ou seja, 5 caixas de som e 1 subwoofer.

Na porção frontal, 2 caixas de som devem ser posicionadas aos lados e acima da TV para causar a sensação espacial de efeitos sonoros entre direita e esquerda.

À frente da TV, na altura dos ouvidos, fica a caixa central: uma das mais importantes do conjunto pois é nela que a maior parte dos diálogos serão reproduzidos.

As 2 caixas de som que restaram, as chamadas surround, ficam também a direita e esquerda, mas dessa vez atrás da linha dos ouvidos. Nelas serão reproduzidos efeitos sonoros que deixarão você com aquela sensação de estar dentro da história.

O subwoofer será o responsável pelos graves que vão lhe assustar nas explosões hollywoodianas e deve ficar preferencialmente apoiado diretamente no chão.

Por fim o receiver, cérebro de toda essa operação: é ele quem (além de diversas outras funções) vai criar a conexão entre todas as caixas, distribuição dessa mecânica sonora e integração junto à sua TV.

Caso seu espaço não seja dos maiores é possível recorrer a móveis planejados para otimizar a instalação dos equipamentos, evitando por exemplo fios expostos.

Tendo disponibilidade financeira, um bom arquiteto junto a um especialista em áudio e vídeo podem criar um verdadeiro cinema em sua casa. É possível optar por um isolamento acústico profissional: existem empresas especializadas no assunto.

A iluminação do ambiente é outro fator que tem sua importância, afinal a incidência de luz sobre a tela da TV ou projetor leva a uma perda de nitidez e qualidade da imagem.

Voltando aos equipamentos, já falamos do sistema mais difundido, os 5.1, mas também existem os 7.1 (7 caixas de som e 1 subwoofer) e também as soundbars, uma opção que não vai trazer a mesma imersão surround de um sistema completo, mas que certamente trará uma experiência muito superior ao áudio direto da TV.

Dê preferência aos sistemas ofereçam grandes quantidades de entradas HDMI, atente-se se são compatíveis com a resolução UltraHD (4K) e também aos que possuem conexão USB para mídias externas como pendrives e HDs.

Uma outra opção interessante para ajudar na escolha de um equipamento é observar a compatibilidade com tecnologia wireless ou bluetooth, para que você consiga transmitir sua lista de reprodução streaming diretamente do seu smartphone, tablet ou laptop.

Se você mora em um MPD aproveite a excelente qualidade de isolamento acústico entregue nas unidades, aumente o som e aproveite ainda mais seu momento pipoca.

Posts Relacionados
Análises & TendênciasLifestyle & Decoração

Renda-se ao charme e elegância da decoração industrial

Lifestyle & Decoração

5 dicas para decoração de quarto infantil

Análises & TendênciasLifestyle & Decoração

Decoração afetiva valoriza momentos especiais e imprime personalidade

Análises & TendênciasLifestyle & Decoração

Conforto e modernidade na decoração: aposte em materiais naturais

FIQUE POR DENTRO DAS NOTÍCIAS DA MPD

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *