Lifestyle & Decoração

A meditação e seus benefícios em momentos de estresse e ansiedade

Meditar pode ser uma ótima maneira para entrar em conexão consigo mesmo e passar com mais tranquilidade por momentos adversos. 

Em meio a todos os desafios que a quarentena imposta pela pandemia do novo coronavírus trouxe, um dos maiores talvez seja o de manter a saúde mental. Neste momento, em que precisamos dividir as 24 horas do dia entre as tarefas domésticas, o trabalho em home office, o cuidado com os filhos e outros familiares, cuidar do equilíbrio emocional se torna uma missão essencial.

Uma das formas de fazer isso é por meio da meditação. A prática ajuda a controlar a ansiedade e o estresse, a manter o foco nas tarefas que precisam ser feitas e a se sentir mais tranquilo com toda a situação, mesmo em isolamento. Saiba mais sobre essa prática milenar.

Como começar

Tudo o que você precisa para meditar é de um canto tranquilo e confortável, onde possa ficar sozinho e em silêncio. Sente-se ou deite-se confortavelmente e, para começar, apenas preste atenção à sua respiração. Cinco minutos desse exercício, uma ou duas vezes por dia, já são um bom começo. Com o passar do tempo, você pode ir aumentando a frequência e a duração das sessões.

O ideal é ter horários fixos para a meditação. A manhã costuma ser o bom período, pois você ainda está com o corpo e a mente mais relaxados.

Recursos de apoio

Para algumas pessoas pode ser difícil meditar, principalmente em momentos de muito estresse e ansiedade – como é para muitos o período de quarentena. Portanto vale investir em algumas técnicas ou recursos para ajudar. Uma boa dica é ter um cantinho especial para meditar, com almofadas, incenso, velas ou qualquer outro elemento que ajude você a se concentrar e entrar em conexão consigo mesmo.

Além disso, você pode contar com a ajuda de aplicativos que atuam como guias para a meditação, ou mesmo encontrar meditações guiadas no Youtube ou em grupos (tanto presenciais quanto remotos). A tecnologia pode ser especialmente importante neste momento em que as pessoas estão em casa, portanto sem a possibilidade de buscar um instrutor para conduzir a meditação.

Benefícios da meditação

Entre os inúmeros benefícios da meditação para o bem-estar e a qualidade de vida estão o controle do estresse e da ansiedade, a melhora na qualidade do sono e maior o foco no trabalho e outras atividades. A prática também pode se refletir na saúde física, ajudando, por exemplo, no controle da pressão alta e da glicemia, além de auxiliar no tratamento da depressão, distúrbios alimentares, entre outros.

É importante ressaltar, ainda, que existem diferentes tipos de meditação. Portanto, se você se interessar pelo assunto mas não se adaptar na primeira tentativa, vale conhecer outras vertentes e ver a qual você se adapta melhor. 

Acesse os conteúdos da MPD para mais dicas de bem-estar

Por acreditar que cultivar bons hábitos é essencial para manter corpo e mente sãos, a MPD compartilha outras dicas de bem-estar no seu blog. Clique aqui para conferir. 

Posts Relacionados
Lifestyle & Decoração

Compras e entretenimento no Bourbon Shopping

Lifestyle & Decoração

Viva diferentes experiências gastronômicas nos points de Perdizes

Lifestyle & Decoração

Encante-se por Perdizes, um bairro perfeito para morar

Lifestyle & Decoração

Tecnologia e segurança: entenda o que a automação residencial pode fazer pela sua proteção

FIQUE POR DENTRO DAS NOTÍCIAS DA MPD

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *